Gestores Edmilson Vieira, Maria de Fátima e a Secretária Executiva Fernanda da Silva Deixam seus Cargos em Comunicado Oficial
Em resposta à deflagração de duas operações pela Polícia Federal que visam investigar contratos de grande monta celebrados pelo município, a Administração Municipal de Palmas anuncia a exoneração de três de seus altos funcionários: Edmilson Vieira das Virgens, que atuava como titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais; Maria de Fátima Pereira de Sena e Silva, gestora da Secretaria de Educação; e Fernanda da Silva, secretária executiva também vinculada à Educação. A divulgação oficial ocorreu no início da noite desta quinta-feira (10).
Edmilson Vieira das Virgens foi detido em flagrante pela Polícia Federal sob suspeita de envolvimento em atividades de lavagem de dinheiro. A prisão teve lugar durante a manhã, no decurso de duas operações que têm por escopo apurar irregularidades em contratos públicos na área da Educação, cujo montante excede a cifra de R$ 30 milhões. Pouco antes da prisão, as autoridades federais encontraram uma residência que vinha sendo utilizada como esconderijo para armazenar quantidades significativas de dinheiro e joias, ações estas que despertaram as suspeitas.
O secretário em questão foi conduzido para a realização de um exame de corpo de delito nas instalações do Instituto Médico Legal (IML) de Palmas, sendo, posteriormente, transferido para o Quartel do Comando Geral (QCG), local onde permanecerá detido.
Os agentes federais cumpriram ordens de busca tanto na sede da Secretaria Municipal de Educação quanto no edifício da Prefeitura, situado na Avenida JK.
No comunicado oficial da Prefeitura de Palmas, ressalta-se que a decisão de exonerar os mencionados gestores visa salvaguardar o "interesse público".
Comunicado sobre as exonerações:
Tendo em vista a decisão da Justiça Federal, que resultou nas operações ocorridas nessa quinta-feira, e reforçando o compromisso da Gestão Municipal com a proteção do interesse público, a Prefeitura de Palmas decide exonerar respectivamente o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais, a Secretária Municipal de Educação e a Secretária Executiva de Educação da Capital. A formalização das exonerações dos secretários e secretária executiva foi efetiva ainda na tarde desta quinta-feira, 10 de agosto.
Raeulan Barbosa é um profissional inovador na área da educação infantil, com ênfase no uso das mais recentes tecnologias em sala de aula. Possui um conhecimento avançado e experiência em diversas plataformas e programas educacionais do MEC, incluindo SIMEC, SIGARP, SIGECON, PDDE, PDDEWEB, PDDE Interativo e FNDE Habilita.
Além disso, possui métodos estratégicos para a captação de recursos financeiros para redes municipais de educação.
Atualmente, é professor efetivo na Rede Municipal de Ensino de Tocantinópolis.
Raeulan é servidor público municipal há 15 anos. Ele trabalhou como Gerente de Informática de 2004 a 2010, atuou como professor de Ensino Fundamental de 2011 a 2016, desempenhou a função de Supervisor Pedagógico em 2017 e 2018, e ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação de Tocantinópolis nos anos de 2019 e 2020. Como Secretário de Educação, ele elevou o IDEB do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, fazendo com que a cidade alcançasse o primeiro lugar em toda a região do Bico do Papagaio. Raeulan deixou o cargo de Secretário de Educação em fevereiro de 2021.
Concluiu sua graduação em Normal Superior pela Universidade do Tocantins - UNITINS (2005/2008) e obteve especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2015/2016). Possui também especialização em Gestão Educacional e Projetos pela Faculdade Estratego (2023/2024) e formação técnica em Serviços Públicos pelo Instituto Federal do Tocantins - IFTO (2015/2016). Atualmente, Raeulan está cursando especialização em Comunicação e Marketing Digital na Faculdade Estratego.
Além dessas credenciais, participou de diversos cursos na área educacional e administrativa, sendo dignos de destaque o Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão para Educação Municipal - GEM e o Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar, ambos concluídos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).