Tocantinópolis - TO
Tocantinópolis - TO
  • 02/10/2023 19:57:47

    Mestrados para professores abrem 4,7 mil vagas

    Foto do post

    Sete programas profissionais ligados à CAPES anunciaram seleções: Artes, Biologia, Física, História, Letras, Matemática e Química

    Sete Programas Profissionais para Professores da Educação Básica (Prof/ProEB) lançaram seleções. Os editais somam 4.786 vagas em cursos de mestrado, voltadas para educadores de base atuantes em salas de aula. Os candidatos selecionados deverão começar as atividades no primeiro semestre de 2024.

    Os editais estão disponíveis nas páginas dos Programas. Cada seleção segue prazos específicos. As oportunidades são nas áreas de Artes (301 vagas), Biologia (330), Física (710), História (672), Letras (721), Matemática (1,8 mil) e Química (252).

    Todos os Prof/ProEB funcionam em redes nacionais de instituições de ensino superior. São 12 Programas de mestrado e um de doutorado, em História. Os de mestrado incluem, além dos que anunciaram vagas, Educação Física, Educação Inclusiva, Filosofia, Geografia e Sociologia. Ao todo, são 15 mil alunos matriculados, em 317 unidades de ensino espalhadas pelas cinco Regiões do Brasil.

    Sobre o ProEB

    O Prof/ProEB proporciona a formação continuada stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado profissionais, aos professores em exercício na rede pública de educação básica, com aulas semipresenciais. O Programa, criado em 2011, apoia as instituições associadas, responsáveis pela implantação e execução de cursos em todo o território nacional, com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da educação básica.

    Fonte: CGCOM/CAPES

Raeulan

Raeulan Barbosa é um profissional inovador na área da educação infantil, com ênfase no uso das mais recentes tecnologias em sala de aula. Possui um conhecimento avançado e experiência em diversas plataformas e programas educacionais do MEC, incluindo SIMEC, SIGARP, SIGECON, PDDE, PDDEWEB, PDDE Interativo e FNDE Habilita.

Além disso, possui métodos estratégicos para a captação de recursos financeiros para redes municipais de educação.

Atualmente, é professor efetivo na Rede Municipal de Ensino de Tocantinópolis.

Raeulan é servidor público municipal há 15 anos. Ele trabalhou como Gerente de Informática de 2004 a 2010, atuou como professor de Ensino Fundamental de 2011 a 2016, desempenhou a função de Supervisor Pedagógico em 2017 e 2018, e ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação de Tocantinópolis nos anos de 2019 e 2020. Como Secretário de Educação, ele elevou o IDEB do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, fazendo com que a cidade alcançasse o primeiro lugar em toda a região do Bico do Papagaio. Raeulan deixou o cargo de Secretário de Educação em fevereiro de 2021.

Concluiu sua graduação em Normal Superior pela Universidade do Tocantins - UNITINS (2005/2008) e obteve especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2015/2016). Possui também especialização em Gestão Educacional e Projetos pela Faculdade Estratego (2023/2024) e formação técnica em Serviços Públicos pelo Instituto Federal do Tocantins - IFTO (2015/2016).

Além dessas credenciais, participou de diversos cursos na área educacional e administrativa, sendo dignos de destaque o Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão para Educação Municipal - GEM e o Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar, ambos concluídos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Facebook Youtube Twitter Whatsapp