Conheça as vantagens e desvantagens de cursar dois cursos superiores simultaneamente
Sim, você pode fazer duas faculdades ao mesmo tempo, desde que não ocupe duas vagas em universidades públicas no território nacional. Isso é regulamentado pela Lei n.º 12.089 de 2009. Portanto, você pode se matricular em dois cursos superiores ao mesmo tempo, desde que somente um deles seja em instituição pública.
No entanto, é importante considerar que cursar duas faculdades ao mesmo tempo, pode ser um desafio considerável. Você precisará de muita organização na sua rotina para conseguir absorver o máximo possível o conteúdo de cada curso. Além disso, é necessário considerar as vantagens e desvantagens dessa decisão:
Vantagens:
- Sair na frente dos demais concorrentes no mercado de trabalho;
- Eliminar matérias que correspondem aos dois cursos se forem áreas similares;
- Possibilidade de atuar em mais áreas depois da formação;
- Economia de tempo, já que vai ter dois diplomas no tempo de um.
Desvantagens:
- Dificuldade em conciliar as atividades, provas e estágios dos dois cursos;
- Mais estresse por conta da demanda dupla;
- Menos tempo pra atividades pessoais com família e amigos;
- Mais gastos financeiros com mensalidade, matrícula e material.
Portanto, antes de tomar a decisão, é importante pesar os prós e os contras para ver se, de fato, faz sentido para você todo esse esforço. Às vezes, optar por uma pós-graduação pode trazer mais autoridade na sua carreira do que investir em duas faculdades simultaneamente.
Raeulan Barbosa é um profissional inovador na área da educação infantil, com ênfase no uso das mais recentes tecnologias em sala de aula. Possui um conhecimento avançado e experiência em diversas plataformas e programas educacionais do MEC, incluindo SIMEC, SIGARP, SIGECON, PDDE, PDDEWEB, PDDE Interativo e FNDE Habilita.
Além disso, possui métodos estratégicos para a captação de recursos financeiros para redes municipais de educação.
Atualmente, é professor efetivo na Rede Municipal de Ensino de Tocantinópolis.
Raeulan é servidor público municipal há 15 anos. Ele trabalhou como Gerente de Informática de 2004 a 2010, atuou como professor de Ensino Fundamental de 2011 a 2016, desempenhou a função de Supervisor Pedagógico em 2017 e 2018, e ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação de Tocantinópolis nos anos de 2019 e 2020. Como Secretário de Educação, ele elevou o IDEB do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, fazendo com que a cidade alcançasse o primeiro lugar em toda a região do Bico do Papagaio. Raeulan deixou o cargo de Secretário de Educação em fevereiro de 2021.
Concluiu sua graduação em Normal Superior pela Universidade do Tocantins - UNITINS (2005/2008) e obteve especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2015/2016). Possui também especialização em Gestão Educacional e Projetos pela Faculdade Estratego (2023/2024) e formação técnica em Serviços Públicos pelo Instituto Federal do Tocantins - IFTO (2015/2016). Atualmente, Raeulan está cursando especialização em Comunicação e Marketing Digital na Faculdade Estratego.
Além dessas credenciais, participou de diversos cursos na área educacional e administrativa, sendo dignos de destaque o Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão para Educação Municipal - GEM e o Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar, ambos concluídos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).