Projeto de Pavimentação da TO-126 entre Tocantinópolis e Maurilândia também está sendo acompanhado
Com o intuito de abordar as deficiências na Escola Indígena Tekator, que presta serviços educacionais às aldeias do povo indígena Apinajé, localizadas em Tocantinópolis, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) iniciou um procedimento preparatório. O objetivo é coletar elementos e informações que subsidiem a atuação da instituição na garantia dos direitos dos indígenas.
Um relatório enviado pela direção da escola destacou problemas estruturais e a ausência de segurança no local. Entre as questões mencionadas estão a falta de água, a necessidade de uma biblioteca, um laboratório de informática e uma quadra de esportes adequados para atender os alunos.
O MPTO encaminhou ofícios à Fundação Nacional do Índio (Funai) e à Secretaria Estadual da Educação em 29 de janeiro, relatando as situações. Ambos os órgãos têm um prazo de 15 dias para se manifestar.
Projeto Elos de Cidadania e Inovação
Com uma população aproximada de 2.210 pessoas, os apinajés residem em sessenta e quatro aldeias na região. Segundo o promotor de Justiça Saulo Vinhal, a demanda chegou ao MPTO por meio do projeto "Elos de Cidadania e Inovação – Atuação do GT-Eleitoral na Defesa dos Direitos Indígenas e Quilombolas – Inclusão dos Apinajés". No ano passado, o Ministério Público visitou aldeias indígenas, conduzindo um trabalho de escuta ativa junto às comunidades.
Escola Tekator
A Escola Indígena Tekator iniciou suas atividades na década de 80 e passou a ser gerida pelo governo do Tocantins em maio de 2021. Atualmente, oferece ensino fundamental e médio regular, atendendo às aldeias que compõem o Posto Indígena (PIN) Mariazinha.
Procedimentos Adicionais
Recentemente, o MPTO também abriu um procedimento administrativo para acompanhar o projeto de pavimentação asfáltica da rodovia TO-126, com foco especial no trecho entre os municípios de Tocantinópolis e Maurilândia, abrangendo áreas indígenas do povo Apinajé.
Raeulan Barbosa é um profissional inovador na área da educação infantil, com ênfase no uso das mais recentes tecnologias em sala de aula. Possui um conhecimento avançado e experiência em diversas plataformas e programas educacionais do MEC, incluindo SIMEC, SIGARP, SIGECON, PDDE, PDDEWEB, PDDE Interativo e FNDE Habilita.
Além disso, possui métodos estratégicos para a captação de recursos financeiros para redes municipais de educação.
Atualmente, é professor efetivo na Rede Municipal de Ensino de Tocantinópolis.
Raeulan é servidor público municipal há 15 anos. Ele trabalhou como Gerente de Informática de 2004 a 2010, atuou como professor de Ensino Fundamental de 2011 a 2016, desempenhou a função de Supervisor Pedagógico em 2017 e 2018, e ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação de Tocantinópolis nos anos de 2019 e 2020. Como Secretário de Educação, ele elevou o IDEB do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, fazendo com que a cidade alcançasse o primeiro lugar em toda a região do Bico do Papagaio. Raeulan deixou o cargo de Secretário de Educação em fevereiro de 2021.
Concluiu sua graduação em Normal Superior pela Universidade do Tocantins - UNITINS (2005/2008) e obteve especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2015/2016). Possui também especialização em Gestão Educacional e Projetos pela Faculdade Estratego (2023/2024) e formação técnica em Serviços Públicos pelo Instituto Federal do Tocantins - IFTO (2015/2016). Atualmente, Raeulan está cursando especialização em Comunicação e Marketing Digital na Faculdade Estratego.
Além dessas credenciais, participou de diversos cursos na área educacional e administrativa, sendo dignos de destaque o Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão para Educação Municipal - GEM e o Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar, ambos concluídos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).