Situação da rua é calamitosa há décadas
Moradores da Rua Bela Vista (divisa entre os bairros Alto da Boa Vista I e II) em Tocantinópolis estão recorrendo às redes sociais para expor a situação calamitosa que perdura há décadas. A rua, que apresenta escoamento inadequado da água das chuvas, está esburacada e tem sido um foco para a transmissão de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.
As imagens mostram a rua parcialmente coberta por lama, indicando uma drenagem deficiente e alagamentos em tempos chuvosos. Há buracos visíveis e água parada que tem um tom esverdeado, caracterizando estagnação. A vegetação pode ser vista crescendo nas laterais das poças, e há uma substância azul na superfície da água, evidenciando poluição e risco de doenças para os moradores das proximidades.
Os moradores também reclamam do odor insuportável de esgoto que exala da rua. "Esta gestão está completando oito anos e nada foi feito para resolver nossa lamentável situação, que já perdura há décadas", frisou uma moradora das proximidades.
Segundo os moradores, há mais de um ano, Tássio, então Secretário de Obras, esteve no local para averiguar a situação, mas não retornou e nada foi resolvido. A omissão por parte da prefeitura municipal de Tocantinópolis tem sido uma fonte de frustração para os moradores que se sentem abandonados em diversos bairros da cidade.
Os moradores esperam que, ao compartilhar suas experiências nas redes sociais, possam chamar a atenção das autoridades competentes e da população para a situação da Rua Bela Vista. Eles pedem ação imediata para melhorar as condições da rua e garantir a saúde e a segurança de todos os que vivem e passam por lá.
Raeulan Barbosa é um profissional inovador na área da educação infantil, com ênfase no uso das mais recentes tecnologias em sala de aula. Possui um conhecimento avançado e experiência em diversas plataformas e programas educacionais do MEC, incluindo SIMEC, SIGARP, SIGECON, PDDE, PDDEWEB, PDDE Interativo e FNDE Habilita.
Além disso, possui métodos estratégicos para a captação de recursos financeiros para redes municipais de educação.
Atualmente, é professor efetivo na Rede Municipal de Ensino de Tocantinópolis.
Raeulan é servidor público municipal há 15 anos. Ele trabalhou como Gerente de Informática de 2004 a 2010, atuou como professor de Ensino Fundamental de 2011 a 2016, desempenhou a função de Supervisor Pedagógico em 2017 e 2018, e ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação de Tocantinópolis nos anos de 2019 e 2020. Como Secretário de Educação, ele elevou o IDEB do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, fazendo com que a cidade alcançasse o primeiro lugar em toda a região do Bico do Papagaio. Raeulan deixou o cargo de Secretário de Educação em fevereiro de 2021.
Concluiu sua graduação em Normal Superior pela Universidade do Tocantins - UNITINS (2005/2008) e obteve especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2015/2016). Possui também especialização em Gestão Educacional e Projetos pela Faculdade Estratego (2023/2024) e formação técnica em Serviços Públicos pelo Instituto Federal do Tocantins - IFTO (2015/2016). Atualmente, Raeulan está cursando especialização em Comunicação e Marketing Digital na Faculdade Estratego.
Além dessas credenciais, participou de diversos cursos na área educacional e administrativa, sendo dignos de destaque o Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão para Educação Municipal - GEM e o Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar, ambos concluídos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).