Demais servidores do quadro administrativo não tiveram o repasse do reajuste Anual do Salário Mínimo
Na manhã desta segunda-feira (14), ao som de Anjos da Guarda de Leci Brandão, cerca de 80 professores da Rede Municipal de Ensino de Tocantinópolis, fizeram uma manifestação com trajeto na Avenida Nossa Senhora de Fátima em direção à Prefeitura Municipal.
Os educadores reivindicaram o repasse integral do pagamento da atualização do Piso Nacional do Magistério no Salário Base da Tabela de Progressão da Lei Municipal nº 845/2010, relacionada a Lei do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do município.
Segundo os Educadores, são direitos adquiridos no decorrer da carreira do magistério, no entanto, suprimidos e denegados há mais de 4 anos pela atual administração. “Um verdadeiro retrocesso financeiro aplicado na classe educadora.”
Decreto de Junção dos Subsídios nos Contracheques
Os manifestantes protestaram com veemência o ato do Poder Executivo Municipal em fazer a junção dos subsídios, por meio do Decreto nº 058/2021, nos contracheques dos servidores, objetivando, segundo os professores, maquiar o repasse do pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional – PSPN.
Outro fator muito debatido na manifestação foi a ausência da equiparação anual do Salário Mínimo para os demais trabalhadores do quadro administrativo.
A junção dos quinquênios no salário base desses servidores, além de deixá-los sem o repasse da atualização do salário mínimo anual, ocasionou uma imediata diminuição no poder de compra. “Fatores que deixam evidente a despreocupação do lado humano por parte da atual gestão.”
Frases nos cartazes da Manifestação:
“Educação Pública de qualidade se faz com profissionais valorizados: Prefeito NÃO cumpre o Piso Salarial há mais de 4 anos.”
“Senhor prefeito, lhe desafio a sustentar sua família com o meu salário.”
“Trabalhar é um dever, receber é um direito. Servidores exigem o pagamento do Piso por Direito.”
“Educação não é despesa. É investimento.”
“Apagar o professor é apagar o futuro.”
“O Piso é Lei. Faça valer.”
“Chega de Violação. Reajuste e valorização já!”
“Reajuste do Piso do Magistério. Prefeito, faça valer a lei 11738/2008.”
“Aviso importante! Prefeito, pague o nosso Piso!”
“Valorizar o professor! A lição que o prefeito nunca fez!”
“Cumpra a Lei! Pague o reajuste.”
“Piso Salarial, já!”
Veja Algumas Fotos da Manifestação:
Raeulan Barbosa é um profissional inovador na área da educação infantil, com ênfase no uso das mais recentes tecnologias em sala de aula. Possui um conhecimento avançado e experiência em diversas plataformas e programas educacionais do MEC, incluindo SIMEC, SIGARP, SIGECON, PDDE, PDDEWEB, PDDE Interativo e FNDE Habilita.
Além disso, possui métodos estratégicos para a captação de recursos financeiros para redes municipais de educação.
Atualmente, é professor efetivo na Rede Municipal de Ensino de Tocantinópolis.
Raeulan é servidor público municipal há 15 anos. Ele trabalhou como Gerente de Informática de 2004 a 2010, atuou como professor de Ensino Fundamental de 2011 a 2016, desempenhou a função de Supervisor Pedagógico em 2017 e 2018, e ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação de Tocantinópolis nos anos de 2019 e 2020. Como Secretário de Educação, ele elevou o IDEB do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, fazendo com que a cidade alcançasse o primeiro lugar em toda a região do Bico do Papagaio. Raeulan deixou o cargo de Secretário de Educação em fevereiro de 2021.
Concluiu sua graduação em Normal Superior pela Universidade do Tocantins - UNITINS (2005/2008) e obteve especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2015/2016). Possui também especialização em Gestão Educacional e Projetos pela Faculdade Estratego (2023/2024) e formação técnica em Serviços Públicos pelo Instituto Federal do Tocantins - IFTO (2015/2016). Atualmente, Raeulan está cursando especialização em Comunicação e Marketing Digital na Faculdade Estratego.
Além dessas credenciais, participou de diversos cursos na área educacional e administrativa, sendo dignos de destaque o Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão para Educação Municipal - GEM e o Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar, ambos concluídos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).