Profissionais de Educação almejam repasse de 33,24% do Piso
No dia 17 de agosto de 2022, cerca de 700 professores da Rede Municipal de Gurupi se reuniram na praça Santo Antônio, para marcar o início da greve da categoria. Vestidos de preto eles se concentraram para lembrar a população que a greve é por tempo indeterminado.
"Tentamos de todas as formas negociar, mas não chegamos a um acordo. Queremos o que é nosso por direito, a proposta da prefeitura de 5% não é suficiente ", disse Wesley de Assis, Diretor do Sintet.
Além dos reajustes, os professores também cobram melhores condições de trabalho. "As salas de aula estão com os aparelhos de ar condicionado quebrados, damos aula para as crianças em temperaturas altíssimas, isso prejudica o nosso desempenho e o dos alunos", disse uma professora em discurso.
No dia 24 de Agosto do decorrente ano, a prefeita Josi Nunes e o secretário de Educação Davi Abrantes concederam uma coletiva de imprensa, disseram que tem feito o possível para manter o diálogo com os professores.
"Ainda no ano de 2021 concedemos o maior número de progressões de mais de 170 professores. Foram concedidas para mais de 300 professores inclusive com retroativos, somando mais de R$ 2.7 milhões. As medidas tomadas por essa gestão foram no sentido de dar efetividade ao PCCR da Educação, que estava desde 2015 sem cumprimento.", ressaltou a prefeita.
A prefeita também pediu aos professores a retornarem as atividades para evitar mais prejuízos aos alunos. A chefe do executivo disse também que se não houver acordo, outras medidas serão tomadas. "nós não queremos, mas se não houver colaboração a partir da semana que vem teremos que começar Cortes de ponto e demissões, " disse Josi.
Questionada sobre exonerações de professores contratados que já estariam acontecendo, a prefeita disse que muitos não estariam cumprindo os horários e foram exonerados. "Com certeza não estão cumprindo o contrato e foram desligados, não há perseguição", finalizou.
Na manhã do dia (26) professores da rede municipal se reuniram na câmara, eles responderam as declarações da prefeita Josi Nunes e sua equipe feitas na última quarta -feira (24). " Em 2021 ela concedeu sim as progressões, mas temos reajustes anuais e esse último ajuste deste ano temos que atualizar a tabela, essas progressões dadas pela prefeitura não foram vantajosas pra ninguém estamos com o piso que é o mínimo pra carreira, o objetivo das progressões é vantagem financeira e não estamos tendo", Disse Wesley de Assis Diretor do Sintet.
Sobre os cortes de ponto e exonerações, o Sindicato informou que já tomou providências na justiça. "Arbitrária essa atitude da prefeitura, recorremos na justiça com mandado de segurança para reverter isso, essa atitude não pode ser realizada em época de eleições. Estamos abertos ao diálogo para negociações, queremos uma proposta digna para categoria, não aceitamos os 5 % daqui a dois meses", disse a Gabriela Zanina Presidente Regional do Sintet.
Os professores também decidiram em assembleia que apesar do comunicado da prefeitura para que os pais mandem os filhos pra escola, a partir da próxima segunda Feira (29). " A greve continua, estamos firmes e aguardando ainda uma proposta da prefeitura", disse Wesley.
A prefeitura anunciou essa semana substituir os grevistas caso não voltem ao trabalho. Contratados já estão sendo exonerados de algumas escolas.
A prefeita Josi Nunes, em decreto publicado no Diário Oficial da última sexta feria (26), exonerou parte dos diretores de escolas públicas municipais.
O documento traz vários motivos para a decisão dentre eles o direito ao ensino público dado pelo município e os prejuízos aos alunos causados pelas autoridades máximas das escolas bem como a influência aos subordinados.
Ao todo nove unidades escolares em Gurupi foram miradas pelo decreto. Os diretores das escolas municipais foram eleitos em processo democrático votado em 2020. Pais, servidores e alunos participaram do pleito.
O afastamento das funções vigora durante o processo Disciplinar aplicado pela gestão municipal.
O decreto publicado causou repercussão entre os grevistas, que já haviam sido comunicados pela prefeitura a voltarem as salas de aula a partir da próxima segunda-feira (29) depois que a greve foi considerada ilegal pela justiça e após o impasse instalado entre sindicato e prefeitura.
A gestão comunicou o corte de ponto a partir de segunda-feira e a substituição dos grevistas. Nas redes sociais e aplicativos de bate-papo, professores mantém a greve e ainda aguardam uma nova proposta da prefeitura sobre as diferenças salariais baseadas no piso. A prefeitura mantém a posição de só ter uma proposta daqui a dois meses.
Raeulan Barbosa é um profissional inovador na área da educação infantil, com ênfase no uso das mais recentes tecnologias em sala de aula. Possui um conhecimento avançado e experiência em diversas plataformas e programas educacionais do MEC, incluindo SIMEC, SIGARP, SIGECON, PDDE, PDDEWEB, PDDE Interativo e FNDE Habilita.
Além disso, possui métodos estratégicos para a captação de recursos financeiros para redes municipais de educação.
Atualmente, é professor efetivo na Rede Municipal de Ensino de Tocantinópolis.
Raeulan é servidor público municipal há 15 anos. Ele trabalhou como Gerente de Informática de 2004 a 2010, atuou como professor de Ensino Fundamental de 2011 a 2016, desempenhou a função de Supervisor Pedagógico em 2017 e 2018, e ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação de Tocantinópolis nos anos de 2019 e 2020. Como Secretário de Educação, ele elevou o IDEB do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, fazendo com que a cidade alcançasse o primeiro lugar em toda a região do Bico do Papagaio. Raeulan deixou o cargo de Secretário de Educação em fevereiro de 2021.
Concluiu sua graduação em Normal Superior pela Universidade do Tocantins - UNITINS (2005/2008) e obteve especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2015/2016). Possui também especialização em Gestão Educacional e Projetos pela Faculdade Estratego (2023/2024) e formação técnica em Serviços Públicos pelo Instituto Federal do Tocantins - IFTO (2015/2016). Atualmente, Raeulan está cursando especialização em Comunicação e Marketing Digital na Faculdade Estratego.
Além dessas credenciais, participou de diversos cursos na área educacional e administrativa, sendo dignos de destaque o Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão para Educação Municipal - GEM e o Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar, ambos concluídos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).