Aumento de 33,24% do piso está ocasionando golpes nos educadores em diversas cidades do Tocantins
Profissionais da área de Educação do município de Filadélfia, fizerem um protesto na manhã desta segunda-feira (29) nas ruas da cidade até o prédio da prefeitura, cobrando o prefeito, David Bento (Republicanos).
No protesto teve carro de som e faixas exigindo ao prefeito o cumprimento do novo piso salarial. Não é de hoje que os profissionais de educação estão nessa luta por seus direitos.
Em uma das faixas que estavam sendo exposta na manifestação diz "dinheiro tem, o que falta é gestão". Outra faixa pediu respeito do prefeito com os profissionais: "Prefeito os trabalhadores em educação merecem respeito. Sua obrigação são nossos direitos". O responsável pelo o movimento é o SINTET, representado por Rosy Franca Silva.
O prefeito David Bento quer pagar o novo piso salarial, porém ele quer retirar 10 horas da carga horária de cada professor para que eles trabalhem apenas 30 horas semanais, sendo que os professores da rede municipal sempre trabalharam com a carga horária de 40 horas semanais.
Os professores foram às ruas porque, segundo eles, o gestor não cumpriu até agora nenhuma negociação realizada até o momento.
Raeulan Barbosa é um profissional inovador na área da educação infantil, com ênfase no uso das mais recentes tecnologias em sala de aula. Possui um conhecimento avançado e experiência em diversas plataformas e programas educacionais do MEC, incluindo SIMEC, SIGARP, SIGECON, PDDE, PDDEWEB, PDDE Interativo e FNDE Habilita.
Além disso, possui métodos estratégicos para a captação de recursos financeiros para redes municipais de educação.
Atualmente, é professor efetivo na Rede Municipal de Ensino de Tocantinópolis.
Raeulan é servidor público municipal há 15 anos. Ele trabalhou como Gerente de Informática de 2004 a 2010, atuou como professor de Ensino Fundamental de 2011 a 2016, desempenhou a função de Supervisor Pedagógico em 2017 e 2018, e ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação de Tocantinópolis nos anos de 2019 e 2020. Como Secretário de Educação, ele elevou o IDEB do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, fazendo com que a cidade alcançasse o primeiro lugar em toda a região do Bico do Papagaio. Raeulan deixou o cargo de Secretário de Educação em fevereiro de 2021.
Concluiu sua graduação em Normal Superior pela Universidade do Tocantins - UNITINS (2005/2008) e obteve especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2015/2016). Possui também especialização em Gestão Educacional e Projetos pela Faculdade Estratego (2023/2024) e formação técnica em Serviços Públicos pelo Instituto Federal do Tocantins - IFTO (2015/2016). Atualmente, Raeulan está cursando especialização em Comunicação e Marketing Digital na Faculdade Estratego.
Além dessas credenciais, participou de diversos cursos na área educacional e administrativa, sendo dignos de destaque o Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão para Educação Municipal - GEM e o Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar, ambos concluídos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).