Tocantinópolis - TO
Tocantinópolis - TO
  • 12/04/2023 22:36:22

    Como conversar com seu filho sobre os recentes ataques terroristas nas escolas?

    Foto do post

    Dicas para os pais ou responsáveis

    Conversar com crianças sobre eventos traumáticos pode ser desafiador, mas é importante ajudá-las a compreender e processar o que aconteceu.

    Confira algumas dicas que podem ajudar você, pai ou responsável, a conversar com seus filhos sobre os recentes casos de violências e ameaças no ambiente escolar:

    *Escolha um momento em que você e seu filho estejam tranquilos e sem distrações. Tente não abordar o assunto quando estiverem com pressa;

    *Converse com a gestão da escola para entender quais medidas de segurança estão sendo tomadas;

    *Ajude-os a entender que esses eventos são raros;

    *Solicite-os que confiem nos órgãos responsáveis;

    *Mostre-os que as pessoas estão trabalhando para mantê-los seguros;

    *Não tente minimizar ou esconder a verdade, mas também não é necessário mostrar imagens ou frisar detalhes perturbadores;

    *Deixe seu filho fazer perguntas e responda com honestidade. Se você não souber a resposta para alguma pergunta, diga a ele que vai pesquisar e retornar com a resposta;

    *Tente tranquilizá-los sobre casos de violências;

    *Monitore as atividades do seu filho nas redes sociais;

    *Converse com seu filho sobre as recentes notícias falsas do assunto abordado.

    É normal que seu filho tenha medo e preocupação após esses casos. Lembre-se de que, ao falar com seu filho sobre eventos traumáticos, é importante agir com calma e compaixão. Fale com ele de uma forma que ele possa entender e esteja disposto a ouvir e responder suas perguntas.

    Fonte: Da Redação

Raeulan

Raeulan Barbosa é um profissional inovador na área da educação infantil, com ênfase no uso das mais recentes tecnologias em sala de aula. Possui um conhecimento avançado e experiência em diversas plataformas e programas educacionais do MEC, incluindo SIMEC, SIGARP, SIGECON, PDDE, PDDEWEB, PDDE Interativo e FNDE Habilita.

Além disso, possui métodos estratégicos para a captação de recursos financeiros para redes municipais de educação.

Atualmente, é professor efetivo na Rede Municipal de Ensino de Tocantinópolis.

Raeulan é servidor público municipal há 15 anos. Ele trabalhou como Gerente de Informática de 2004 a 2010, atuou como professor de Ensino Fundamental de 2011 a 2016, desempenhou a função de Supervisor Pedagógico em 2017 e 2018, e ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação de Tocantinópolis nos anos de 2019 e 2020. Como Secretário de Educação, ele elevou o IDEB do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, fazendo com que a cidade alcançasse o primeiro lugar em toda a região do Bico do Papagaio. Raeulan deixou o cargo de Secretário de Educação em fevereiro de 2021.

Concluiu sua graduação em Normal Superior pela Universidade do Tocantins - UNITINS (2005/2008) e obteve especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2015/2016). Possui também especialização em Gestão Educacional e Projetos pela Faculdade Estratego (2023/2024) e formação técnica em Serviços Públicos pelo Instituto Federal do Tocantins - IFTO (2015/2016). Atualmente, Raeulan está cursando especialização em Comunicação e Marketing Digital na Faculdade Estratego.

Além dessas credenciais, participou de diversos cursos na área educacional e administrativa, sendo dignos de destaque o Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão para Educação Municipal - GEM e o Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar, ambos concluídos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Facebook Youtube Twitter Whatsapp