Dicas para os pais ou responsáveis
Conversar com crianças sobre eventos traumáticos pode ser desafiador, mas é importante ajudá-las a compreender e processar o que aconteceu.
Confira algumas dicas que podem ajudar você, pai ou responsável, a conversar com seus filhos sobre os recentes casos de violências e ameaças no ambiente escolar:
*Escolha um momento em que você e seu filho estejam tranquilos e sem distrações. Tente não abordar o assunto quando estiverem com pressa;
*Converse com a gestão da escola para entender quais medidas de segurança estão sendo tomadas;
*Ajude-os a entender que esses eventos são raros;
*Solicite-os que confiem nos órgãos responsáveis;
*Mostre-os que as pessoas estão trabalhando para mantê-los seguros;
*Não tente minimizar ou esconder a verdade, mas também não é necessário mostrar imagens ou frisar detalhes perturbadores;
*Deixe seu filho fazer perguntas e responda com honestidade. Se você não souber a resposta para alguma pergunta, diga a ele que vai pesquisar e retornar com a resposta;
*Tente tranquilizá-los sobre casos de violências;
*Monitore as atividades do seu filho nas redes sociais;
*Converse com seu filho sobre as recentes notícias falsas do assunto abordado.
É normal que seu filho tenha medo e preocupação após esses casos. Lembre-se de que, ao falar com seu filho sobre eventos traumáticos, é importante agir com calma e compaixão. Fale com ele de uma forma que ele possa entender e esteja disposto a ouvir e responder suas perguntas.
Raeulan Barbosa é um profissional inovador na área da educação infantil, com ênfase no uso das mais recentes tecnologias em sala de aula. Possui um conhecimento avançado e experiência em diversas plataformas e programas educacionais do MEC, incluindo SIMEC, SIGARP, SIGECON, PDDE, PDDEWEB, PDDE Interativo e FNDE Habilita.
Além disso, possui métodos estratégicos para a captação de recursos financeiros para redes municipais de educação.
Atualmente, é professor efetivo na Rede Municipal de Ensino de Tocantinópolis.
Raeulan é servidor público municipal há 15 anos. Ele trabalhou como Gerente de Informática de 2004 a 2010, atuou como professor de Ensino Fundamental de 2011 a 2016, desempenhou a função de Supervisor Pedagógico em 2017 e 2018, e ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação de Tocantinópolis nos anos de 2019 e 2020. Como Secretário de Educação, ele elevou o IDEB do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, fazendo com que a cidade alcançasse o primeiro lugar em toda a região do Bico do Papagaio. Raeulan deixou o cargo de Secretário de Educação em fevereiro de 2021.
Concluiu sua graduação em Normal Superior pela Universidade do Tocantins - UNITINS (2005/2008) e obteve especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2015/2016). Possui também especialização em Gestão Educacional e Projetos pela Faculdade Estratego (2023/2024) e formação técnica em Serviços Públicos pelo Instituto Federal do Tocantins - IFTO (2015/2016). Atualmente, Raeulan está cursando especialização em Comunicação e Marketing Digital na Faculdade Estratego.
Além dessas credenciais, participou de diversos cursos na área educacional e administrativa, sendo dignos de destaque o Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão para Educação Municipal - GEM e o Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar, ambos concluídos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).