O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) está disponibilizando mais de 150 oportunidades de trabalho para brigadistas em comunidades indígenas e quilombolas. A iniciativa visa reforçar as equipes que atuam na prevenção e combate a incêndios florestais em áreas de conservação ambiental em todo o país.
Os selecionados irão trabalhar em unidades de conservação e terras indígenas que apresentam maior risco de incêndios florestais durante o período de seca. As vagas são para atuação nos estados da Amazônia Legal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Bahia.
Os requisitos para participar do processo seletivo incluem idade mínima de 18 anos, escolaridade mínima de ensino fundamental completo, aptidão física e disponibilidade para atuar em locais de difícil acesso e condições adversas.
Os interessados devem realizar a inscrição no site do IBAMA até o dia 10 de maio. Os selecionados receberão treinamento especializado e equipamentos de proteção individual, além de remuneração e benefícios como alimentação, transporte e hospedagem durante as atividades.
Clique aqui e acesse a íntegra dos editais de processo seletivo por estado
Raeulan Barbosa é um profissional inovador na área da educação infantil, com ênfase no uso das mais recentes tecnologias em sala de aula. Possui um conhecimento avançado e experiência em diversas plataformas e programas educacionais do MEC, incluindo SIMEC, SIGARP, SIGECON, PDDE, PDDEWEB, PDDE Interativo e FNDE Habilita.
Além disso, possui métodos estratégicos para a captação de recursos financeiros para redes municipais de educação.
Atualmente, é professor efetivo na Rede Municipal de Ensino de Tocantinópolis.
Raeulan é servidor público municipal há 15 anos. Ele trabalhou como Gerente de Informática de 2004 a 2010, atuou como professor de Ensino Fundamental de 2011 a 2016, desempenhou a função de Supervisor Pedagógico em 2017 e 2018, e ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação de Tocantinópolis nos anos de 2019 e 2020. Como Secretário de Educação, ele elevou o IDEB do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, fazendo com que a cidade alcançasse o primeiro lugar em toda a região do Bico do Papagaio. Raeulan deixou o cargo de Secretário de Educação em fevereiro de 2021.
Concluiu sua graduação em Normal Superior pela Universidade do Tocantins - UNITINS (2005/2008) e obteve especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2015/2016). Possui também especialização em Gestão Educacional e Projetos pela Faculdade Estratego (2023/2024) e formação técnica em Serviços Públicos pelo Instituto Federal do Tocantins - IFTO (2015/2016). Atualmente, Raeulan está cursando especialização em Comunicação e Marketing Digital na Faculdade Estratego.
Além dessas credenciais, participou de diversos cursos na área educacional e administrativa, sendo dignos de destaque o Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão para Educação Municipal - GEM e o Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar, ambos concluídos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).