Recentemente, o ex-presidente da República, Lula, tem expressado a seus auxiliares que está decepcionado e, finalmente, percebeu que não possui o mesmo poder que tinha durante seus dois mandatos anteriores. Essa mudança de postura de Lula sugere uma reflexão sobre seu papel e influência na atual política brasileira.
De acordo com a colunista Mônica Bergamo da Folha de São Paulo, o presidente Lula parece estar decepcionado e finalmente percebeu que não possui tanto poder quanto nos seus dois mandatos anteriores. Auxiliares e ministros que têm reuniões frequentes com Lula afirmam que nos momentos em que ele mostra maior decepção, é quando percebe as diversas limitações que tem para fazer valer a sua vontade - limitações essas que são maiores do que as que existiam nos seus mandatos anteriores.
Segundo assessores próximos, Lula estaria vivendo um paradoxo: ele se elegeu com ambições maiores do que as que tinha nas eleições anteriores e está determinado a, desta vez, não fazer tantas concessões para governar como fez anteriormente, mas tem agora muito menos poder. Essas aflições contrastam com o momento pessoal de felicidade que Lula está passando, já que, segundo ele, está cada vez mais apaixonado por sua esposa Rosângela da Silva, a Janja. Parece que para Lula, somente Janja o salva, mas talvez nem ela possa fazer isso. Parece que Lula finalmente caiu na realidade.
A situação de saúde mental de Lula foi mencionada por fontes próximas ao ex-presidente.
De acordo com as informações, Lula está passando por um momento difícil emocionalmente, provavelmente relacionado às tensões políticas e jurídicas que tem enfrentado nos últimos tempos. A tristeza e a ansiedade podem ser sintomas de um quadro de estresse emocional, que muitas vezes é associado a problemas de saúde mental.
Raeulan Barbosa é um profissional inovador na área da educação infantil, com ênfase no uso das mais recentes tecnologias em sala de aula. Possui um conhecimento avançado e experiência em diversas plataformas e programas educacionais do MEC, incluindo SIMEC, SIGARP, SIGECON, PDDE, PDDEWEB, PDDE Interativo e FNDE Habilita.
Além disso, possui métodos estratégicos para a captação de recursos financeiros para redes municipais de educação.
Atualmente, é professor efetivo na Rede Municipal de Ensino de Tocantinópolis.
Raeulan é servidor público municipal há 15 anos. Ele trabalhou como Gerente de Informática de 2004 a 2010, atuou como professor de Ensino Fundamental de 2011 a 2016, desempenhou a função de Supervisor Pedagógico em 2017 e 2018, e ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação de Tocantinópolis nos anos de 2019 e 2020. Como Secretário de Educação, ele elevou o IDEB do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, fazendo com que a cidade alcançasse o primeiro lugar em toda a região do Bico do Papagaio. Raeulan deixou o cargo de Secretário de Educação em fevereiro de 2021.
Concluiu sua graduação em Normal Superior pela Universidade do Tocantins - UNITINS (2005/2008) e obteve especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2015/2016). Possui também especialização em Gestão Educacional e Projetos pela Faculdade Estratego (2023/2024) e formação técnica em Serviços Públicos pelo Instituto Federal do Tocantins - IFTO (2015/2016). Atualmente, Raeulan está cursando especialização em Comunicação e Marketing Digital na Faculdade Estratego.
Além dessas credenciais, participou de diversos cursos na área educacional e administrativa, sendo dignos de destaque o Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão para Educação Municipal - GEM e o Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar, ambos concluídos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).