Tocantinópolis - TO
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  • 19/06/2023 12:53:12

    Os perigos ocultos do empolgante mundo das pipas!

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    Prática aparentemente inofensiva esconde riscos potenciais que pais e crianças devem conhecer

    Tocantinópolis - O vento soprando, as cores vibrantes no céu e a sensação de liberdade são elementos que encantam crianças e adultos durante a empolgante brincadeira de soltar pipa. No entanto, por trás desse divertimento inocente, há uma série de perigos ocultos que precisam ser levados em consideração.

    Recentemente, um aumento no número de acidentes relacionados à prática de soltar pipa tem levantado preocupações entre especialistas e autoridades locais. Embora muitos possam pensar que não há risco envolvido, é importante compreender os perigos potenciais para garantir a segurança de todos.

    Um dos principais riscos é a proximidade com a rede elétrica. Pipas com fios condutores ou feitas de materiais metálicos podem facilmente entrar em contato com fios de energia, resultando em choques elétricos perigosos. A negligência ao soltar pipa em locais inadequados, como próximo a postes de luz ou redes elétricas, pode ter consequências graves, inclusive fatais.

    Outro perigo que merece atenção é a distração causada pela brincadeira. Crianças e adolescentes muitas vezes ficam tão envolvidos na disputa para manter a pipa no ar que acabam se distraindo do ambiente ao seu redor. Essa falta de atenção pode resultar em acidentes, como colisões com veículos, quedas de alturas elevadas ou mesmo tropeços em objetos no caminho.

    Além disso, os materiais utilizados para soltar pipa também podem representar riscos. Linhas cortantes, como cerol ou linha chilena, são popularmente utilizadas para aumentar a competitividade entre os participantes. Entretanto, essas linhas podem ferir gravemente tanto os praticantes quanto pessoas que não estão envolvidas na brincadeira, incluindo motociclistas, ciclistas e pedestres. O uso desses materiais cortantes deve ser fortemente desencorajado para evitar acidentes e lesões.

    Autoridades locais não têm se mobilizado para conscientizar a população sobre os perigos envolvidos na prática de soltar pipa. Há, ainda, uma certa ausência de ações educativas nas escolas e comunidades, com o objetivo de orientar crianças e pais sobre o uso responsável de pipas.

    É fundamental que os pais estejam atentos e monitorem de perto as atividades de seus filhos durante a brincadeira com pipas. Estabelecer limites claros e ensinar sobre os perigos envolvidos são medidas essenciais para garantir a segurança e o bem-estar das crianças

    Embora a prática de soltar pipa possa ser um momento divertido e cheio de alegria, é crucial que todos estejam cientes dos perigos associados a essa atividade. A segurança deve sempre ser a prioridade, e a conscientização sobre os riscos é o primeiro passo para prevenir acidentes e garantir que essa brincadeira continue a ser um momento seguro e prazeroso para todos.

    Fonte: Da Redação

Raeulan

Raeulan Barbosa é um profissional inovador na área da educação infantil, com ênfase no uso das mais recentes tecnologias em sala de aula. Possui um conhecimento avançado e experiência em diversas plataformas e programas educacionais do MEC, incluindo SIMEC, SIGARP, SIGECON, PDDE, PDDEWEB, PDDE Interativo e FNDE Habilita.

Além disso, possui métodos estratégicos para a captação de recursos financeiros para redes municipais de educação.

Atualmente, é professor efetivo na Rede Municipal de Ensino de Tocantinópolis.

Raeulan é servidor público municipal há 15 anos. Ele trabalhou como Gerente de Informática de 2004 a 2010, atuou como professor de Ensino Fundamental de 2011 a 2016, desempenhou a função de Supervisor Pedagógico em 2017 e 2018, e ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação de Tocantinópolis nos anos de 2019 e 2020. Como Secretário de Educação, ele elevou o IDEB do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, fazendo com que a cidade alcançasse o primeiro lugar em toda a região do Bico do Papagaio. Raeulan deixou o cargo de Secretário de Educação em fevereiro de 2021.

Concluiu sua graduação em Normal Superior pela Universidade do Tocantins - UNITINS (2005/2008) e obteve especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2015/2016). Possui também especialização em Gestão Educacional e Projetos pela Faculdade Estratego (2023/2024) e formação técnica em Serviços Públicos pelo Instituto Federal do Tocantins - IFTO (2015/2016).

Além dessas credenciais, participou de diversos cursos na área educacional e administrativa, sendo dignos de destaque o Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão para Educação Municipal - GEM e o Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar, ambos concluídos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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