Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Um dos Poucos a Ter Seu Nome Vinculado à Uma Praça Ainda em Vida, Morre o Sr. Valdivino Ferreira Lima, o Popular

Data do post: 11/11/2021 19:42:26 Imprimir -  Compartilhar

Foto ReproduçãoNatural da localidade conhecida por "Felicidade" no município de São João dos Patos (MA), mudou-se para Tocantinópolis na época antigo norte de Goiás, no dia 20 de agosto de 1947, com sua família tornaram-se os primeiros moradores do local que ficaria famoso posteriormente como Praça do Pio, que tem seu nome verdadeiro como sendo "Praça Lourival Pereira".

As duas primeiras casas construídas no entorno do que se tornaria uma praça era de Valdivino e do Sr. João Ribeiro das Neves feitas segundo o historiador Joaquim Barbosa, na década de 1960.

Ainda de acordo  Joaquim, no final da década de 1960 para o início da década de 1970, Pio descobriu o grande sanfoneiro da região de Cana Brava, na época município de Babaçulândia, Lourival Pereira, conhecido como "Supimpa do Norte", sanfoneiro este que ganhou notoriedade no antigo norte goiano e foi homenageado tendo seu nome colocado na Praça que ficou conhecida mesmo como "Praça do Pio".

Foto ReproduçãoAlém de Pedreiro de mão cheia, Valdivino ficou famoso em toda região por organizar festas nos finais de semana no famoso "Salão do Pio" onde se apresentavam músicos "tocadores" e bandas famosas da época, lotando o local principalmente aos sábados.

Nos anos 90, aproveitando-se da popularidade e também por gostar de futebol, Pio juntamente com seus filhos Leomar e Jeonildo, formaram o temeroso time denominado "Força Jovem" que disputava torneios em todas as cidades da região e também participavam dos campeonatos municipais de Tocantinópolis, tendo como sede, um campo de futebol que ficava onde hoje é a Vila Valdenor, praticamente no quintal de Valdivino.

Valdivino Ferreira ou simplesmente "Pio" como era mais conhecido, faleceu na tarde desta Quinta-feira (11), aos morreu aos 87 anos. o Velório vai acontecer em sua própria residência em frente a praça que também leva o seu nome e o enterro será nesta sexta-feira em horário ainda não confirmado pela família.    

Fonte: Redação do Tocnoticias