Recursos são utilizados nas propriedades rurais em sistemas produtivos tanto na pecuária quanto na agricultura com projetos elaborados pelo Ruraltins.
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), proporciona aos produtores rurais o acesso a linhas de financiamentos para que possam impulsionar suas atividades, seja na agricultura ou pecuária.
Uma das alternativas que vem agilizando a liberação de recursos é a realização do Mutirão do Agrocrédito, uma ação itinerante que percorre várias regiões com equipes de extensionistas do Ruraltins indo até as propriedades rurais dos municípios atendidos, no sentido de construírem juntos com os agricultores os projetos de crédito para os sistemas produtivos que desejam. Com essa ação foram injetados na economia dos municípios, nos últimos dois anos, mais de R$ 23 milhões, resultado da elaboração de 160 projetos voltados ao custeio e investimentos.
Para o presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda, o credito rural é uma das ferramentas mais importantes para que o produtor amplie suas atividades de forma significativa, pois agrega valor, gera emprego e renda no campo. Além disso, o produtor não está sozinho, pois conta com acompanhamento técnico desde o planejamento até a execução no campo. “Com todo empenho e apoio do Governo do Estado, os produtores vão alcançando seus objetivos, tendo o Ruraltins como aliado de todas as horas. Em todas as regionais do órgão, os extensionistas passaram por capacitações para serem correspondentes e facilitadores nas instituições bancárias, no sentido de dar celeridade à liberação do dinheiro aos produtores rurais. Nosso papel é este, atuar de forma efetiva no atendimento aos produtores rurais e obter resultados", avalia.
O produtor rural Wedinon Divino Correia da Cunha, dono da Fazenda Marinex, situada na zona rural de Presidente Kennedy, é um dos beneficiários do crédito rural, com projetos elaborados pelo escritório local do órgão, pelas mãos dos extensionistas Isaias Gama e Ataídes Mendes.
“Por duas vezes tive propostas aprovadas para linhas do Pronaf [ Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar], somando um total de R$ 45 mil. Esse dinheiro utilizei na compra de cabeça de gado de leite. Já paguei os financiamentos e agora vou me organizar para adquirir um novo crédito, e aumentar o pasto para investir em gado de corte. Digo sempre que o crédito veio para ajudar a quem quer ser ajudado e trabalha de boa fé. Estou muito feliz com o atendimento técnico que recebo. O Ruraltins está sempre presente e me acompanha o tempo todo”, frisa o produtor, complementando que também produz milho e vende nas escolas por meio de programas institucionais do Governo.
Acesso ao crédito rural
Conforme o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Vaz, o acesso à linhas de financiamentos pode ser obtido no Mutirão do Agrocrédito como também diretamente nos escritórios do Ruraltins, mais próximo da localidade onde reside o produtor rural. “As ações do Mutirão do Agrocrédito têm fomentado o acesso ao crédito rural em municípios e/ou regiões onde há demanda latente para essa ferramenta de crescimento e desenvolvimento das atividades agropecuárias. A adoção desta metodologia de trabalho tem mostrado elevada eficiência no atendimento e confecção de projetos dos agricultores, no entanto, ao longo do ano, em nossos escritórios, ofertamos esse serviço, portanto, o produtor rural pode acionar a qualquer tempo os técnicos manifestando a necessidade desse assessoramento e acompanhamento de suas atividades que será atendido e encaminhado para construção das propostas de acordo com o perfil do agricultor ou agricultora, das particularidades de onde sua propriedade está localizada e do sistema produtivo a ser trabalhado”, explica o diretor.
Presença
O Ruraltins, por meio de suas unidades locais de execução de serviços, tem atuação e abrangência em todos os municípios tocantinenses. Essas unidades são coordenadas e supervisionadas por sete escritórios regionais, localizados nas cidades de Araguatins, Araguaína, Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Gurupi e Taguatinga. O escritório central, sede da administração geral do órgão, está localizado em Palmas, capital do Estado.
O órgão conta atualmente com mais de 600 profissionais que orientam os pequenos, médios e grandes produtores rurais, propagando novas tecnologias e boas práticas, no sentido de entregar à sociedade alimentos de qualidade.
Segundo dados do IBGE o Tocantins conta com 63.808 estabelecimentos rurais, ocupando uma área de 15.180 milhões de hectares, onde vivem 204 mil pessoas.