No último encontro entre militares da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e o Quartel General do Exército Forte de Caxias, em Brasília/DF, foi estabelecido um importante passo em direção a parcerias estratégicas. O Tenente-coronel QOPM Geraldo Magela Azevedo Silva Júnior, Comandante do Regimento de Polícia Montada (RPMon/PMTO), e o Major QOPM Adhel Munir Miranda de Abreu, Subcomandante, lideraram a delegação em busca de cooperações benéficas.
A principal motivação da visita foi a agenda técnica voltada para estabelecer parcerias com a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE BRASIL), o Regimento de Polícia Montada da PMDF (RPMon/PMDF) e a Diretoria de Abastecimento, Remonta e Veterinária da unidade. Durante a estadia na capital federal, os representantes da PMTO tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da Cavalaria do Distrito Federal.
O Presidente da ANDE, Coronel Jorge Dorneles Passamani, ressaltou a relevância da visita dos militares tocantinenses. Ele destacou que a parceria com a ANDE-BRASIL proporcionará expertise na instalação e operação da equoterapia no RPMon/PMTO, contribuindo para o crescimento e aprimoramento dos serviços prestados.
Durante a visita técnica, o Coronel Moacir do Santos Menezes, Diretor Chefe da Diretoria de Abastecimento Remonta e Veterinária do Quartel General do Exército Brasileiro, compartilhou insights sobre o funcionamento administrativo da cavalaria. Temas como aquisição de insumos, manutenção e aquisição de semoventes foram abordados, assim como os processos de compras públicas e doações.
O Tenente-Coronel Genilson Figueiredo de Oliveira, Comandante do Regimento de Polícia Montada Francisco Rabelo Leite Neto, apresentou as instalações do RPMon/DF, detalhando o funcionamento da Equoterapia, projetos sociais, emprego do Policiamento Montado e atuação do Choque Montado.
No encerramento da visita, os militares da PMTO conheceram o renomado Centro Médico Veterinário da PMDF. Reconhecido nacionalmente, o centro se destaca pela excelência de seus profissionais e pela utilização de tecnologia de ponta.
Essa troca de experiências e a busca por parcerias estratégicas reforçam o compromisso das instituições em aprimorar serviços, promover o intercâmbio de conhecimento e fortalecer os laços entre as forças de segurança.