Bombeiros de diversos estados já estão reunidos em Guaraí, a 190 km de Palmas, para a 12ª edição do Bombeiro de Aço, uma competição que coloca à prova a habilidade e resistência dos militares em atividades que simulam atendimentos a ocorrências reais. O evento acontece nesta quinta-feira, 12, e sexta-feira, 13, sendo a primeira vez que uma cidade do interior do Tocantins sedia a competição, tradicionalmente realizada na Capital.
Guaraí, na região central do estado, recebe delegações de várias partes do Brasil, com destaque para o Rio de Janeiro, que trouxe o maior número de competidores. Também estão presentes representantes do Rio Grande do Norte, Paraíba, Goiás, além de bombeiros militares tocantinenses, oriundos de diversas Unidades Operacionais. O soldado Alan Serra, do 1° Batalhão de Bombeiros Militar de Salvador (BA), foi um dos primeiros a chegar e vai competir na categoria até 30 anos. Serra, que já participou de duas competições neste ano, destacou seu desempenho: "Ganhei em Brasília e, na Paraíba, fiquei em terceiro lugar geral".
Na manhã desta quinta-feira, 12, a estrutura da competição foi finalizada, garantindo que o evento mantenha o mesmo padrão em todas as cidades onde é realizado. A Praça da Conciliação, em frente à sede da prefeitura de Guaraí, é o palco da disputa, e o público está convidado a prestigiar as provas, que começam às 16h e continuam na sexta-feira a partir das 8h.
O Bombeiro de Aço envolve competições em dupla, onde os militares simulam situações de combate a incêndios, salvamento em altura e resgate de vítimas. O objetivo é completar o circuito no menor tempo possível. Esta edição, histórica por ser a primeira fora da Capital, é organizada pela 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar**, reafirmando o compromisso de promover o intercâmbio de experiências e aprimoramento das técnicas entre os bombeiros militares de todo o Brasil.
Além de um evento de grande valor técnico, o Bombeiro de Aço fortalece os laços de camaradagem e cooperação entre as diferentes corporações participantes.