A instrução é mais uma etapa do curso de operações policiais especiais que está sendo realizado em Palmas.
O Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), unidade de elite da Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), ministrou instrução de Combate em Ambientes Confinados (CQB), entradas táticas ao Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (GOPE), da Polícia Penal.
O treinamento ocorreu na no espaço de treinamento da Polícia Penal, na Unidade Penal em Palmas, durante a realização do II COPE (Curso de Operações Penitenciárias Especiais), e contou com a participação de 18 alunos, provenientes de diferentes estados brasileiros.
A instrução foi voltada ao cumprimento de mandados judiciais de captura de foragidos da justiça em geral e também recaptura de presos das unidades penais em locais como residências e prédios em que seja necessário a utilização de técnicas especiais que possam garantir o sucesso da operação e a preservação da integridade física dos policiais.
Ao final do treinamento, os alunos agradeceram as equipes de policiais civis do GOTE e demonstraram satisfação pelo conhecimento adquirido e que brevemente será colocado em prática. “Agradecemos a confiança e a soma de esforços para a forja dos postulantes ao sonhado raio negro”, disse um dos participantes do evento.
“Para nós do Grupo de Operações Táticas Especiais é uma grande honra poder contribuir para a formação dos policiais penais, pois sabemos da importância da função que desempenham, sobretudo nos presídios do Brasil. Nesse sentido, é muito importante que estejam bem preparados e, hoje, por meio do treinamento realizado, fomos capazes de repassar a eles, técnicas que serão de grande utilidade no exercício diário de suas funções”, explicou o coordenador de operações e instrutor do GOTE, Ariston Ribeiro de Araújo.