Em vistoria nas obras do novo Fórum da Comarca de Tocantinópolis, no extremo norte do tocantinense, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), desembargador João Rigo Guimarães, destacou alguns dos principais conceitos do prédio. “O novo fórum de Tocantinópolis oferecerá a magistrados, servidores, colaboradores, membros do sistema de Justiça e, principalmente, aos jurisdicionados, o que há de mais moderno em termos de acessibilidade e sustentabilidade”, declarou.
A visita ao local da construção ocorreu na manhã desta quarta-feira (11\1). “A obra está bem adiantada. Verificamos aqui a qualidade dos trabalhos. É um local de fácil acesso, bem localizado e que oferecerá comodidade e segurança aos que vão utilizá-lo”, ressaltou o magistrado, ao parabenizar os responsáveis pelo serviço e membros de sua equipe de gestão, presentes na agenda.
A obra deve ser entregue em agosto deste ano. O investimento no local é de mais de R$ 5,9 milhões e beneficiará aproximadamente 45.545 moradores da cidade e municípios vizinhos. A área do terreno é de 4.484,96 m2 e a área construída, 1.748,41 m2.
“O novo fórum vai disponibilizar aos jurisdicionados conforto amplo e aos operadores do direito melhores maiores condições daquelas já existentes, inclusive com a ampliação do espaço físico. Destaco a excelente localização do fórum e sua acessibilidade”, disse o juiz Helder Carvalho Lisboa, da comarca de Tocantinópolis. “Tenho convicção que as instalações vão permitir impulsionar as demandas com mais celeridade e entregar uma prestação jurisdicional de boa qualidade”, complementou.
Outros serviços
Diretor de Infraestrutura e Obras do TJTO, Rogério José Canalli afirmou que foram levados em consideração a “eficiência, comodidade, segurança” dos usuários e jurisdicionados. “É, de fato, o que existe de moderno para a prestação jurisdicional. E mais: Vamos deixar o telhado pronto para placas solares, o poço artesiano, a captação de água da chuva e cabeamento”, disse.
Acessível e sustentável
Para o engenheiro responsável, Marcelo Borges, da Construplac Construtora Ltda., vencedora da licitação e que executa os serviços, o prédio é “essencialmente acessível e sustentável”. “Há piso tátil, rampa de acesso, portas para acessibilidade, corredores largos. Teremos sistema de aproveitamento das águas da chuva para reutilização em jardins, etc... É uma planta com conceito moderno e nível visual elevado”, comentou.
A vistoria
Também acompanharam o presidente a chefe de gabinete da Presidência, Kênia Cristina de Oliveira, os diretores Ronilson Pereira da Silva (Administrativo), Ernandes Rodrigues da Silva (Tecnologia da Informação) e o coronel João Márcio Costa Miranda, chefe da Assessoria Militar do TJTO, entre outros servidores.