Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Sine Tocantins Está Entre os Seis Mais Efetivos do País

Data do post: 14/06/2019 16:02:25 - Visualizações: (756)

5,1% das admissões pelo mercado formal tiveram participação do Sine em abril.

Setas-TONo mês de abril de 2019 o Sistema Nacional de Empregos (Sine) do Tocantins foi o sexto melhor do país em colocação de trabalhadores no mercado de trabalho. O dado leva em conta a razão entre o total de colocados pelo Sine e o total de admitidos no mercado de trabalho formal de maneira geral. A medida de efetividade do Sine é analisada conforme informações da Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (BGIMO) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Em abril, no Tocantins, 5,1% das admissões pelo mercado de trabalho formal se deram por meio da política de intermediação de mão de obra do Sine. Esse percentual está acima da média nacional, que ficou em 2,4%, e é o sexto melhor índice do país, atrás apenas dos Estados do Ceará (9,4%), Distrito Federal (9,1%), Mato Grosso do Sul (8,6%), Paraná (7,3%) e Bahia (6,5%).

De acordo com o gerente de Planejamento, Monitoramento e Avaliação do Sine, Rarivaldo Novaes, o número reflete a importância do Sine para empregadores e trabalhadores do Tocantins. “Em Estados maiores e com uma movimentação maior do mercado de trabalho como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, não vemos uma participação tão grande do Sine como a que conseguimos aqui”, explica o gerente.

Outro dado apontado por Rarivaldo também confirma a efetividade do Sine Tocantins. Em maio de 2019, o Sine participou do processo de contratação de 672 trabalhadores, sendo o 13º Sistema que mais posicionou trabalhadores em números absolutos no país. Segundo o gerente, esse número é ainda mais significativo levando em conta que a população tocantinense é uma das menores do território nacional.

Para o diretor do Sine Tocantins, José Alberto, os bons resultados são consequência dos esforços do Sine para se aproximar dos empregadores oferecendo o suporte necessário às contratações. “Temos uma equipe completa de psicólogos, administradores e outros profissionais necessários a esse processo de seleção, além do espaço físico. Todos esses serviços são oferecidos de forma gratuita aos empresários que nos procuram”, pontua o diretor. José Alberto ainda explica que o Sine busca orientar e capacitar os trabalhadores para que se adéquem às necessidades do mercado.

Sobre o Sine

O Sine Tocantins está ligado à Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e tem a missão de elaborar e implementar políticas públicas de emprego e combate ao desemprego. Para tanto, oferece atendimento, qualificação e orientação ao trabalhador, em especial ao desempregado, proporcionando também ao empregador uma mão de obra mais qualificada.

Dentre os serviços disponíveis no Sine para o trabalhador estão cadastro e encaminhamento a vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho, orientações e procedimentos de acesso ao seguro desemprego, capacitação e qualificação profissional.

Fonte: Setas-TO