Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Relatado Pela Professora Dorinha, Comissão Aprova PL Que Destina Mais Recursos a Programas Para Primeira Infância

Data do post: 13/11/2024 20:00:34  Imprimir

Ascom/Senadora DorinhaA Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (12) o projeto de lei que reserva 25% do Fundo Nacional para a Criança e Adolescente (FNCA) a projetos direcionados à primeira infância (PL 5.148/2019). A matéria foi relatada pela senadora Professora Dorinha Seabra (União), com parecer favorável.

Segundo o texto, pelo menos um quarto dos recursos do FNCA deverão ser aplicados em políticas públicas e programas para a primeira infância, que é a fase da vida que vai até os seis anos de idade. O texto veio da Câmara dos Deputados e segue agora para a Comissão de Direitos Humanos (CDH).

A Professora Dorinha argumentou que a iniciativa contribui para que o Estado brasileiro cumpra suas obrigações com as crianças. “Considerando que é dever do Estado estabelecer políticas que garantam o desenvolvimento integral das nossas crianças, é plenamente cabível vincular um percentual mínimo de recursos do FNCA a essa destinação específica, em linha com o proposto pela presente proposição”, disse.

A primeira infância é o período que vai do nascimento aos seis anos de idade, em que as experiências, os aprendizados, as descobertas e os afetos são levados para o resto da vida. O amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado e iniciação social e afetiva ocorrem nos primeiros anos de vida da criança.

Após passar pela CDH, o projeto irá a votação no Plenário do Senado. Se for aprovado sem alterações, ele poderá seguir para a sanção presidencial. Caso contrário, voltará para nova análise da Câmara.

Fonte: Com informações da Agência Senado

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Linda Liz
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.