TOCANTINÓPOLIS
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Meio Ambiente Visita Marianópolis Para Conhecer o Sistema De Coleta Seletiva

Data do post: 27/09/2020 19:03:44 - Visualizações: (205) Imprimir

Governo do TocantinsA Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Diretoria de Políticas Ambientais (DPA), esteve na quarta-feira, 23, na prefeitura do município de Marianópolis. O objetivo da visita foi conhecer um pouco mais sobre o sistema de coleta seletiva que funciona na cidade.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente do município, Ângela de Freitas Barbosa, a implantação do sistema passou por várias fases. “Inicialmente, contamos com a adesão de parte dos comerciantes. E a partir daí, a ideia foi levada para as escolas municipais, onde obtivemos sucesso com o projeto”. A secretária ainda destaca que, “a motivação das crianças para trabalhar a coleta seletiva veio quando fizemos a proposta de prêmios ao final do ano letivo e oferecemos as orientações necessárias em palestras, oficinas e capacitações, tanto para os professores quanto para as crianças”.

O diretor da DPA da Semarh, Gregory Ribeiro Neves, ressalta que a visita técnica foi muito importante para o entendimento na prática sobre o funcionamento de todo o processo, desde a implantação até o efetivo funcionamento. “O município de Marianópolis se destacou por ter um programa de coleta seletiva completo, que envolve a comunidade, os comerciantes e as instituições educacionais locais, trabalhando a educação ambiental com as crianças”. O diretor também destacou que “a coleta seletiva do município tem como embasamento o PERS [Plano Estadual de Resíduos Sólidos], seguindo à risca todas as suas orientações”.

A coleta seletiva do município de Marianópolis servirá como base para a implantação em outras cidades do Tocantins, e todo o suporte será oferecido pela Semarh.

PERS

Em junho de 2017, a Semarh finalizou o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS-TO), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), cumprindo o que determina a Lei Federal n° 12.305/2010. O Plano é um instrumento normativo de planejamento e gestão, que norteia o Estado em suas decisões no enfrentamento dos principais problemas decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

No referido documento, foram traçadas diretrizes e metas, que incentivam os municípios para a implantação e o compartilhamento de ações regionalizadas, com vistas à elevação das escalas de aproveitamento e à redução dos custos envolvidos.

 

Fonte: Governo do Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.