Tocantinópolis/TO

Campanha Junho Violeta: Promovendo o Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa

Data do post: 12/06/2023 11:02:28   Imprimir  -  Compartilhar

Durante o mês de junho, a Polícia Civil do Tocantins está engajada na campanha Junho Violeta, que busca conscientizar a população sobre a importância de combater todas as formas de violência contra a pessoa idosa. Em parceria com a 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Vulneráveis (1ª DAV - Palmas) e a Escola Superior de Polícia (Espol), uma programação especial foi elaborada, voltada tanto para os idosos quanto para as instituições que cuidam desse público.

As atividades terão início na terça-feira, dia 13, às 8 horas, no auditório da Espol, com o workshop "Café com Segurança". O evento contará com palestras ministradas pelo delegado titular da 1ª DAV, Ricardo Real, abordando o tema "Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Crimes contra a Pessoa Idosa", e pelo fisioterapeuta Emerson Moura Ribeiro, que discorrerá sobre "Envelhecimento Saudável".

Embora o público-alvo sejam gestores e colaboradores de ILPIs, bem como servidores da Secretaria da Segurança Pública e Polícia Civil aposentados, a participação está aberta a qualquer membro da comunidade que se identifique com o tema. Essa abertura permite que pessoas interessadas também tenham acesso a informações relevantes e contribuam para a conscientização sobre os direitos e a proteção da pessoa idosa.

No dia 15, quinta-feira, celebraremos o Dia D de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Nessa data, os servidores da Secretaria da Segurança Pública e da Delegacia-Geral distribuirão laços violetas e engajarão nas redes sociais, ampliando ainda mais o alcance da campanha. Para encerrar o dia com chave de ouro, um aulão de dança será oferecido às pessoas idosas dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) Jardim Aureny III e da 1.304 Sul, na Praia da Graciosa, a partir das 17 horas. A atividade promove não apenas a interação social, mas também incentiva a prática de exercícios físicos, essenciais para um envelhecimento saudável.

A programação da semana encerra na sexta-feira, dia 16, no Cras do Aureny III, com uma roda de conversa sobre "Crimes contra a Pessoa Idosa e Estatuto da Pessoa Idosa". O delegado Ricardo Real abordará o tema, visando a esclarecer dúvidas e fornecer informações importantes aos usuários do Cras Aureny III.

O delegado Ricardo Real ressalta que essa semana será especial, repleta de ações voltadas para o bem-estar da população idosa. Além disso, as palestras têm como objetivo principal levar esclarecimentos sobre os direitos da pessoa idosa e conscientizar a população sobre a importância de respeitá-los.

A conclusão da campanha Junho Violeta é um momento de reflexão e conscientização sobre a importância de combater todas as formas de violência contra a pessoa idosa. Durante essa semana especial, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 1ª DAV - Palmas e da Espol, proporcionou uma série de atividades voltadas aos idosos e instituições que cuidam desse público.

Desde palestras informativas até ações de engajamento nas redes sociais, a campanha teve como objetivo disseminar conhecimento, esclarecer dúvidas e promover o respeito aos direitos da pessoa idosa. Além disso, as atividades de bem-estar, como o aulão de dança, proporcionaram momentos de interação social e estimularam a prática de exercícios físicos, contribuindo para um envelhecimento saudável.

É fundamental que a sociedade esteja consciente e atenta às necessidades e vulnerabilidades dos idosos. Todos nós temos o dever de proteger e respeitar essa parcela da população, garantindo que vivam com dignidade, segurança e afeto. A campanha Junho Violeta é uma importante iniciativa que desperta a consciência coletiva e fortalece o compromisso de combater a violência contra a pessoa idosa.

Que essa semana especial seja apenas o começo de uma jornada contínua de conscientização e ações efetivas em prol dos direitos dos idosos. É responsabilidade de todos nós construir uma sociedade mais justa, solidária e livre de violência para as gerações mais experientes, que tanto contribuíram para o desenvolvimento de nosso país.

Portanto, que o Junho Violeta inspire a todos a se engajarem nessa causa, promovendo o respeito, a valorização e a proteção dos direitos da pessoa idosa em todas as esferas da sociedade. Juntos, podemos construir um futuro mais inclusivo e harmonioso para todas as idades.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias