Tocantinópolis/TO

Produtores Rurais Têm Até a Sexta Feira, 16, Para Fazer a Declaração Obrigatória De Rebanho Na Adapec

Data do post: 13/06/2023 11:12:49   Imprimir  -  Compartilhar

AdapecProdutores rurais tocantinenses têm uma importante tarefa a cumprir até a próxima sexta-feira, 16: a declaração obrigatória de rebanho na Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Com o prazo se aproximando, a Adapec faz um alerta aos produtores para que não deixem essa obrigação passar despercebida. Além das consequências financeiras, a declaração é fundamental para manter o controle sanitário dos animais no estado após a suspensão da vacinação contra a febre aftosa.

A expectativa da Adapec é que aproximadamente 10,8 milhões de bovídeos sejam declarados pelos produtores. Vale ressaltar que a declaração de informações pecuárias é obrigatória para todos os produtores rurais que possuem qualquer espécie de animal em suas propriedades. Essa medida é essencial para garantir a segurança e a saúde dos animais, bem como a credibilidade do Tocantins como um estado livre da aftosa sem vacinação.

A não realização da declaração dentro do prazo estabelecido acarretará em multas para os produtores. O valor estipulado é de R$ 127,69 por propriedade não declarada. Além disso, a ficha de movimentação do produtor será bloqueada até que a regularização seja feita. Portanto, é imprescindível que os produtores rurais estejam atentos e cumpram o prazo estipulado pela Adapec.

O Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa enfatiza a importância da declaração do rebanho para a manutenção do status sanitário do Tocantins. O objetivo é obter o reconhecimento internacional do estado como livre da aftosa sem vacinação, o que abrirá portas para novos mercados. No entanto, para alcançar esse objetivo, é necessário que todas as medidas de vigilância sejam seguidas, e a declaração do rebanho é uma delas.

João Eduardo Pires, responsável técnico pelo programa, destaca a relevância da declaração e faz um apelo aos produtores que ainda não cumpriram essa obrigação. Ele ressalta que a declaração é parte essencial das medidas de vigilância e, por isso, é fundamental que os produtores procurem um dos escritórios da Adapec nesta semana e preencham o formulário de declaração de informações pecuárias.

Com o cumprimento dessa obrigação, os produtores rurais contribuirão para a manutenção do controle sanitário do estado, fortalecendo a imagem do Tocantins como um importante polo agropecuário. Além disso, a declaração de rebanho é um passo necessário para o progresso do setor, permitindo a abertura de novos mercados e gerando mais oportunidades para os produtores rurais tocantinenses.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias