Tocantinópolis/TO

Operação Broken Windows: Prende Faccionados e Apreende Armas e Drogas Em Palmas

Data do post: 13/06/2023 21:53:04   Imprimir  -  Compartilhar

Divulgação SSP TOA Polícia Civil do Tocantins, por meio da 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc Palmas), desencadeou a operação Broken Windows (Janelas Quebradas, em tradução livre) nesta terça-feira, 13, com o objetivo de combater o microtráfico e a organização criminosa em Palmas. A ação contou com a participação conjunta da Polícia Militar, Guarda Metropolitana de Palmas e Polícia Penal, demonstrando um esforço conjunto das forças de segurança para restabelecer a ordem e a paz na cidade.

A operação Broken Windows resultou na prisão de nove pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e a organização criminosa. Ao todo, foram cumpridos 19 mandados de busca e cinco mandados de prisão na região sul da capital tocantinense, abrangendo as Arses 131 e 132, além do Jardim Aureny III. A Polícia Civil continua em diligências para capturar outras duas pessoas que estão foragidas. Durante as buscas, mais quatro indivíduos foram presos em flagrante delito, e foram apreendidas armas de fogo, balanças de precisão e porções de maconha, crack e cocaína. Todos os materiais apreendidos passarão por perícia técnica.

O principal objetivo da operação Broken Windows é remover do cenário criminoso indivíduos associados ao tráfico de drogas, visando restabelecer a ordem e a tranquilidade na cidade de Palmas. Além disso, busca-se apreender substâncias entorpecentes e outros elementos relacionados ao tráfico, a fim de fortalecer as provas indiciárias contra os envolvidos, tanto no crime de tráfico quanto na associação criminosa.

De acordo com o delegado titular da 1ª Denarc, Thyago Bustorff, a Polícia Civil identificou traficantes que exercem domínio em condomínios e conjuntos habitacionais, onde o tráfico de drogas ocorre de forma ostensiva, com uso de armas de fogo e ameaças à comunidade local. Nesses locais, os traficantes têm tentado criar uma espécie de poder paralelo ao do Estado, chegando até mesmo a impor penalidades contra os moradores que não seguem suas ordens. Diante desses desafios, a operação Broken Windows visa combater essa influência e garantir a segurança da população.

Os indivíduos detidos serão ouvidos pela Polícia Civil e, posteriormente, encaminhados à Unidade Penal Regional de Palmas, onde ficarão à disposição do Poder Judiciário, aguardando as devidas medidas legais.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias