Tocantinópolis/TO

Alimentos Vencidos e Irregulares: Operação Pró-Consumidor Fiscaliza Comércios Em Nova Olinda e Aragominas

Data do post: 08/07/2023 20:25:00   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoRecentemente, órgãos de fiscalização realizaram uma operação nos municípios de Nova Olinda e Aragominas, localizados na região norte do estado, e o resultado foi alarmante: mais de uma tonelada de alimentos de origem animal vencidos foi flagrada em estabelecimentos comerciais. Essa ação faz parte da operação Pró-Consumidor, cujo principal objetivo é garantir o cumprimento das normas de proteção ao consumidor no setor alimentício.

A operação contou com a participação de diversos órgãos, incluindo o Ministério Público, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o Procon, a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar. Durante os três dias de fiscalização, que ocorreram entre terça-feira (4) e quinta-feira (6), foram encontrados aproximadamente 1,2 mil quilos de carnes e queijos fora da validade e armazenados de forma irregular.

Além das irregularidades relacionadas aos produtos vencidos, os fiscais ficaram suspeitos ao perceber que em dois estabelecimentos os responsáveis tentaram esconder os produtos, o que configurou uma situação ainda mais grave. Diante disso, a situação foi levada à promotoria criminal para investigação e as devidas providências legais.

Essa operação nos municípios foi desencadeada a partir de uma solicitação da promotoria na área de defesa do consumidor, evidenciando a importância de ações como essa para assegurar a qualidade e a segurança dos alimentos disponíveis no mercado local.

É fundamental ressaltar que, do total de produtos apreendidos, aqueles que estavam em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade foram doados. Essa medida não apenas evita o desperdício, mas também contribui para auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade, que podem ter acesso a alimentos adequados para o consumo.

A operação Pró-Consumidor é um exemplo de como a atuação conjunta dos órgãos de fiscalização e da sociedade pode promover a proteção dos direitos dos consumidores, garantindo que eles tenham acesso a produtos seguros e dentro das normas estabelecidas. Ações como essa devem ser contínuas e abranger diferentes áreas geográficas, de forma a ampliar a efetividade na fiscalização e no combate a práticas irregulares.

Nesse sentido, é importante que os consumidores também tenham consciência dos seus direitos e exijam produtos de qualidade, verificando sempre as datas de validade, as condições de armazenamento e a procedência dos alimentos que adquirem. Afinal, a saúde e a segurança alimentar são aspectos fundamentais para uma vida plena e saudável.

É preciso valorizar e apoiar iniciativas que visam garantir a integridade dos alimentos comercializados, pois somente assim poderemos construir um cenário em que o bem-estar do consumidor seja uma prioridade. A operação Pró-Consumidor é uma importante medida nessa direção e deve ser celebrada como um esforço conjunto em prol de uma sociedade mais consciente e protegida.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias