Tocantinópolis/TO

Operação Praia 2023: Bombeiros Militares Garantem Segurança Nas Praias Do Tocantins

Data do post: 10/07/2023 15:38:29   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoNo último final de semana, cerca de 50 bombeiros militares estiveram em ação nas principais praias do Tocantins, promovendo segurança e tranquilidade a banhistas e comerciantes como parte da Operação Praia 2023.

O Tocantins, agraciado com as duas principais bacias hidrográficas do país, os rios Araguaia e Tocantins, possui centenas de rios que formam belas e convidativas áreas de lazer. No entanto, são as praias oficiais que atraem o maior número de banhistas e turistas de várias partes, levando o Corpo de Bombeiros Militar a priorizar essas localidades com um maior contingente de militares nos finais de semana.

Em Palmas, as praias contam com socorristas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO), que permanecem atentos ao movimento nas águas a todo instante. É fundamental que os cidadãos adotem atitudes seguras, como manter-se próximos às crianças, evitar nadar em áreas profundas e com correntezas, e não entrar na água após o consumo de bebidas alcoólicas.

Todas as praias oficiais são devidamente sinalizadas e contam com a presença de bombeiros militares ou guarda-vidas civis treinados pelo CBMTO.

As medidas adotadas pelo Corpo de Bombeiros Militar têm sido elogiadas tanto pelos frequentadores das praias quanto pelos empresários locais. Cardosino Ramos dos Santos, conhecido como Capixaba, é proprietário de um restaurante na Praia do Caju e compartilhou sua opinião sobre a operação de segurança nas praias: "Sou comerciante aqui há 18 anos e sempre tivemos o apoio do Corpo de Bombeiros, o que proporciona mais segurança para a população. Esse trabalho é muito importante para nós, pois assim as famílias trazem suas crianças e todos se sentem mais tranquilos".

A Praia do Caju, localizada ao lado da Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins da Marinha do Brasil, é uma das mais movimentadas da capital e pode ser acessada pelas estradas NS-15 e LO-19. Sua característica marcante é a água esverdeada, proveniente da correnteza do Rio Taquaruçu Grande, que desemboca no Lago de Palmas. A profundidade da área de banho é de aproximadamente dois metros.

A cerca de três quilômetros dali, no sentido norte, encontra-se a Praia do Prata, que atrai a maioria dos banhistas. O acesso também pode ser feito pelas Avenidas NS-15 e LO-19. Essa localidade possui uma Base de Apoio da Companhia Independente de Busca e Salvamento (Cibs), além da presença de bombeiros militares nos finais de semana.

Ludmila Jovelli, advogada residente em Colinas do Tocantins, escolheu passar o final de semana na capital e também elogiou a presença dos bombeiros militares nas praias: "A sensação de segurança é muito boa porque o Corpo de Bombeiros está presente. Nós, que temos crianças, preferimos frequentar esses locais, pois estamos de olho nelas e os bombeiros também estão sempre com esse olhar protetor".

A presença dos bombeiros militares durante a Operação Praia 2023 é um exemplo de comprometimento com a segurança da população e dos turistas que desfrutam das maravilhosas praias do Tocantins. A ação conjunta do CBMTO, socorristas e guarda-vidas civis é essencial para garantir momentos de lazer seguros e tranquilos para todos.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias