Tocantinópolis/TO

Opera Tocantins:Governo Do Tocantins Beneficia Mais De 60 Pacientes Com Mutirões

Data do post: 10/07/2023 16:09:33   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoO Programa de Aprimoramento de Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins, tem trazido resultados positivos para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Recentemente, o Hospital Regional de Guaraí (HRGUA) passou a oferecer cirurgias eletivas, e a experiência dos pacientes tem sido bastante satisfatória.

Menarry Azevedo Reis, um dos pacientes atendidos, compartilhou seu depoimento sobre a qualidade do atendimento que recebeu. Segundo ele, a equipe do hospital foi muito atenciosa, composta por ótimos profissionais, e o atendimento foi rápido. Menarry está em casa se recuperando da cirurgia e logo poderá voltar à sua rotina diária.

No total, 63 usuários do SUS realizaram cirurgias eletivas nos dias 7 e 9 por meio do Opera Tocantins. Esse programa foi criado com o objetivo de agilizar os atendimentos e garantir que mais pacientes sejam beneficiados. Antes, o HRGUA realizava apenas cirurgias ortopédicas de urgência e emergência, mas graças ao empenho do secretário Afonso Piva, foi possível ampliar os serviços e oferecer cirurgias eletivas de forma regular.

Outra paciente, Rosilene Pessoa Maracaipe, também compartilhou sua experiência positiva no Hospital Regional de Gurupi (HRG), onde realizou sua cirurgia eletiva. Após esperar dois anos pela cirurgia, ela se sentiu grata e bem atendida. Rosilene estava há um ano e meio sem trabalhar devido à sua saúde debilitada, mas agora, com a cirurgia, poderá retomar sua rotina e até mesmo cuidar da casa, algo que estava impossibilitada de fazer.

Suzy Francis Moares, que aguardava há dois anos na fila da Central Estadual de Regulação (CER), expressou sua felicidade por finalmente ter sua saúde restaurada. Ela agradeceu ao governador por proporcionar a realização da cirurgia, destacando que várias mulheres também estão sendo beneficiadas. Suzy esperava há quatro anos e, finalmente, viu seu desejo se concretizar. A paciente concluiu seu depoimento agradecendo a todos os envolvidos no processo.

O Opera Tocantins é um programa que incentiva a participação dos profissionais de saúde, como enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, entre outros. Eles recebem adicionais por realizar as cirurgias fora do horário de trabalho. O programa direciona as cirurgias para os pacientes que aguardam na CER, garantindo uma maior agilidade no atendimento.

Afonso Piva de Santana, titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), ressaltou a importância das cirurgias eletivas e elogiou o trabalho em equipe das unidades hospitalares envolvidas. Segundo o secretário, o programa tem proporcionado um atendimento mais ágil aos pacientes que estão na fila de espera. Ele também destacou a disponibilidade das equipes em se deslocarem entre os hospitais e a aceitação dos pacientes em serem atendidos em unidades menores.

Com o Opera Tocantins, o Governo do Estado demonstra seu compromisso em melhorar o acesso à saúde e reduzir as filas de espera por cirurgias. A iniciativa tem trazido resultados positivos e proporcionado uma nova esperança para os pacientes que aguardam por procedimentos eletivos. A agilidade, a qualidade do atendimento e a recuperação dos pacientes são os principais destaques desse programa, que visa melhorar a vida de muitas pessoas no estado do Tocantins.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias