Tocantinópolis/TO

Polícia Civil Prende Suspeitos De Tráfico De Drogas e Desvenda Conexão Com Homicídios Em Palmas

Data do post: 13/07/2023 20:53:00   Imprimir  -  Compartilhar

Divulgação SSP TONesta quinta-feira, 13, a Polícia Civil de Palmas, por meio da 1ª Divisão de Repressão a Narcóticos (1ª Denarc), realizou a terceira fase da operação Broken Windows - "janelas quebradas" em tradução livre - resultando na prisão de quatro indivíduos suspeitos de integrar facções criminosas envolvidas no tráfico de drogas na capital.

A ação teve como objetivo cumprir três mandados de busca e apreensão em endereços relacionados ao tráfico de drogas no Jardim Aureny III, identificados por investigações da Unidade Antidrogas da Polícia Civil (PC-TO).

Durante as diligências, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9mm, dois carregadores e 34 munições intactas em posse de um faccionado de 28 anos. O indivíduo, que cumpre pena por tráfico no regime semiaberto e é monitorado por tornozelheira eletrônica, tentou se livrar da arma e munições ao perceber a chegada dos policiais, arremessando-os pela janela do apartamento. No entanto, sua estratégia foi frustrada, e ele foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, além de possuir a numeração raspada na arma.

Simultaneamente, outra equipe especializada da PC-TO, junto com o Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) e o Núcleo de Apoio com Cães da Polícia Penal, cumpriu um mandado de busca em outro imóvel. Com o auxílio do cão farejador K9, Volvo, da Polícia Penal, foram encontradas e apreendidas várias porções de maconha, crack e uma balança de precisão, pertencentes a um investigado de 29 anos, ligado a uma facção criminosa, que também foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

Durante a intensificação das buscas, os policiais da 2ª Denarc retornaram ao condomínio onde a arma de fogo havia sido apreendida e descobriram mais de 4 kg de cocaína e maconha escondidos em outro apartamento. Além disso, diversos relógios, uma balança de precisão e outra pistola calibre 9mm foram apreendidos, resultando na prisão de mais dois homens, de 18 e 21 anos, por tráfico de drogas. Esses indivíduos têm associação com o primeiro alvo, que estava de posse da arma de fogo.

A Polícia Civil suspeita que os quatro homens presos estejam envolvidos em homicídios ocorridos nos últimos meses na capital. A arma apreendida será periciada, e os resultados podem revelar se foi utilizada em outros crimes, conforme indicam as investigações. A 1ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (1ª DHPP) ficará responsável por aprofundar essa linha de investigação.

Os presos foram encaminhados à Unidade Penal Regional de Palmas, onde ficarão à disposição do Poder Judiciário. O delegado Thyago Bustorff, chefe da 1ª Denarc, destacou o sucesso da terceira fase da operação Broken Windows, ressaltando a importância das prisões realizadas, da apreensão das armas de fogo e da quantidade considerável de drogas retiradas de circulação.

Bustorff também enfatizou a integração entre as forças de segurança, agradecendo às equipes do Gote da PC-TO, aos integrantes do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Penal e ao efetivo do 6° Batalhão da Polícia Militar (6° BPM) da região sul de Palmas, pelo trabalho conjunto e compartilhamento de informações que possibilitaram o sucesso da terceira etapa da operação Broken Windows.

A primeira fase da operação, ocorrida em 13 de junho, resultou na prisão de nove pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. Já a segunda fase, realizada em 7 de julho, resultou nas prisões de dois homens por tráfico de drogas, além da apreensão de uma carabina e uma arma de fabricação artesanal, juntamente com drogas.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias