Tocantinópolis/TO

Dia Do Campo Limpo: Adapec Celebra Avanços Na Gestão De Defensivos Agrícolas e Meio Ambiente

Data do post: 17/08/2023 23:47:05   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoNo próximo dia 18, o Brasil celebra o Dia Nacional do Campo Limpo, uma data de grande relevância para reconhecer o esforço conjunto de agricultores, revendas de defensivos agrícolas, indústrias fabricantes e poder público na logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos. Nesse contexto, o Tocantins tem muito a comemorar, graças aos esforços da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), responsável por supervisionar e orientar todas as fases que envolvem a comercialização, armazenamento, uso correto e seguro de agrotóxicos, bem como o destino final das embalagens vazias.

O Governo do Tocantins, por meio da Adapec, celebra o Dia do Campo Limpo com notáveis progressos na retirada de resíduos do campo e no controle da comercialização e utilização de defensivos agrícolas no estado. Um exemplo notável desse avanço é a quantidade de embalagens vazias de agrotóxicos devolvidas: em 2004, eram 20 toneladas; já em 2022, esse número saltou para 1.074 toneladas.

Destaque também para o bem-sucedido Projeto de Recebimento Itinerante, que atende pequenos e médios produtores rurais. Apenas no primeiro semestre deste ano, foram recolhidas e tratadas 36.392 embalagens vazias, beneficiando cerca de 600 produtores. É um sucesso que já superou os números do ano anterior, e ainda tem mais dez edições programadas.

Paulo Lima, presidente da Adapec, enfatiza que o Tocantins possui uma responsabilidade inegável em sua produção agropecuária, desde os produtores até os vendedores de insumos e o próprio governo. A Adapec desempenha um papel fundamental ao garantir a fiscalização de todos os defensivos agrícolas comercializados e utilizados no estado. Isso assegura que os produtores possam utilizar esses produtos no controle de pragas e doenças de maneira segura, responsável e ecologicamente comprometida.

Além das conquistas em recolhimento de embalagens, a Adapec implementou medidas importantes na política de defensivos agrícolas. Exige-se agora a construção de locais adequados para o armazenamento desses produtos nas propriedades, visando proteger a saúde humana. Ademais, a obrigatoriedade do curso para aplicadores de defensivos agrícolas, oferecido gratuitamente pela Adapec, garante o uso correto e seguro desses produtos.

A educação também é uma peça-chave na missão da Adapec. Palestras são realizadas em escolas, associações, assentamentos e entidades públicas e privadas para conscientizar sobre o uso adequado dos defensivos. A agência mantém um sistema de cadastro dos agrotóxicos permitidos no campo e verifica o cumprimento das normas nas lojas agropecuárias, assegurando a qualidade e a segurança desses produtos.

O compromisso da Adapec não para por aí: ela também fiscaliza o uso correto e seguro dos defensivos nas propriedades, incluindo o armazenamento e a destinação adequada das embalagens vazias.

Neste Dia Nacional do Campo Limpo, a celebração é marcada por uma palestra especial em Silvanópolis. Juliano Milhomem, responsável pelo Programa Estadual de Agrotóxicos da Adapec, discutirá o uso responsável de defensivos agrícolas com profissionais da educação. O evento, promovido pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (AREIA), que administra a central de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos de Silvanópolis, destaca o papel vital que a conscientização desempenha no manejo sustentável da produção agropecuária.

O Tocantins, por meio da Adapec, continua sua trajetória de progresso na gestão responsável de defensivos agrícolas, contribuindo para um campo limpo e saudável, em sintonia com a preservação do meio ambiente e a segurança alimentar.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias