Tocantinópolis/TO

Superintendência De Segurança Integrada Da SSPTO Divulga Balanço Com Ações Que Foram Destaque Em 2021

Data do post: 31/12/2021 16:17:30   Imprimir  -  Compartilhar

Secretaria de Segurança PúblicaQualificação profissional chegou a 1 mil policiais civis, bombeiros e militares.

A Superintendência de Segurança Integrada (SSI), ligada à Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), em 2021 investiu na capacitação das forças policiais, por meio da oferta de cursos aos profissionais e implementou diversas operações integradas no combate à criminalidade.

A Superintendência implementou o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social e fez a gestão estadual da Plataforma Integrada de Operações e Monitoramento de Segurança Pública (Córtex). O programa foi utilizado para registrar e monitorar os desdobramentos das operações Tolerância Zero e Monitoramento Nacional de Incidentes Críticos (Covid-19), além das reuniões relativas ao Sistema Integrado de Metas.

Espol - Academia Itinerante e capacitações

A Escola Superior de Polícia (Espol-TO) capacitou policiais por meio do projeto Academia Itinerante que integrou Polícia Civil, Polícia Militar e Bombeiros. A qualificação profissional chegou a 1 mil policiais, destes cerca de 970 Policiais Civis, 18 Bombeiros Militares e 110 Policiais Militares. As formações aconteceram em Palmas e nas regionais de Colinas, Paraíso, Guaraí, Porto Nacional, Dianópolis, Araguatins, Araguaína e Gurupi.

Uma parceria com a Academia da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (MG) possibilitou a oferta de diversos cursos, entre eles o de Desaparecimento de Pessoas; Os Dez Passos da Investigação Financeira; Investigação de Homicídios; Curso Prático de Análise de RIF; Técnicas Básicas de Campanhas Policiais; Busca e Apreensão; Estelionato e Suas Nuances. Com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da SEOPI/MJ, foram ofertados aos policiais do Tocantins, os cursos de Inteligência Financeira (CIF) e de Atendimento Pré-Hospitalar (APH-Tático). Em comemoração aos 15 anos da Lei Maria da Penha, foi ofertada a capacitação Violência Contra a Mulher.

A equipe da Gerência de Valorização do Policial Civil, ligada a Espol, também realizou cerca de 1.248 atendimentos às famílias dos profissionais.

Ciopaer

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), ligado a SSI, contabilizou 285 horas de voo com o helicóptero Tocantins 01, realizando radiopatrulhamento aéreo, busca à pessoas desaparecida, remoção aeromédica, operações policiais, combate a incêndios no Parque do Jalapão, do Cantão e Lajeado, cumprimentos de mandados judiciais, localização de veículos furtados e roubados e reintegrações de posse.

A aeronave foi essencial no transporte de kits de testagem da Covid-19, apoio à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) no transporte de presos e patrulhamento em unidades prisionais. Ao Ministério Público Estadual (MPE/TO) na operação Colapsus, atuou nas vistorias ambientais e em ações do Naturatins. Apoio ao Rally dos Sertões e apoio ao Corpo de Bombeiros Militar em resgates de vítimas de acidentes durante o evento esportivo.

A equipe do Ciopaer ministrou instruções aos alunos da Academia Itinerante, ao efetivo da Agência Tocantinense de Trânsito, Transporte de Mobilidade de Palmas, aos alunos do Curso da Rotam, da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. O efetivo de pilotos e operadores aerotáticos receberam capacitação e participaram de curso de emergência em simulador de voo no Exército Brasileiro, além dos mecânicos com especialização nas áreas de aviônicos e células.

Polícia Comunitária

O processo de constituição dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), em municípios do Bico do Papagaio, região Norte do Estado, contemplou cerca de 160 mil pessoas. O procedimento foi conduzido em 2021, pela Diretoria Estadual de Polícia Comunitária, ligada à Superintendência de Segurança Integrada. Dez novos conselhos foram implementados e o objetivo é que o número chegue aos 70 conselhos em todo o Estado, mais de 50% dos municípios em 2022.

Ouvidoria

Ao todo foram registrados 614 atendimentos na Ouvidoria da SSP. Todas as manifestações foram atendidas e encaminhadas formalmente aos órgãos competentes.

Sistema Integrado de Operações

A Diretoria do Sistema Integrado de Operações (SIOP) participou do planejamento e coordenação da operação integrada em apoio ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado entre os dias 17 e 24 de novembro.

Também realizou o planejamento e a coordenação de diversas operações em todo o Estado no combate à circulação de armas ilegais; fiscalização ao cumprimento das medidas de enfrentamento da COVID-19; combate ao tráfico de drogas; à prática de crimes violentos letais intencionais, nas regiões integradas do Jalapão, Bico, Central, Serra Geral e Javaés; e operação integrada Maria da Penha.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública

Veja também
Todas as Notícias