Tocantinópolis/TO

Cidadania e Justiça Promovem Formatura De Custodiados Em Cursos Profissionalizantes Na Unidade Penal Regional De Palmas

Data do post: 07/11/2023 23:27:16   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoA Secretaria de Cidadania e Justiça realizou uma cerimônia emocionante na última semana na Unidade Penal Regional de Palmas (UPRP), onde 60 custodiados celebraram a conclusão bem-sucedida de cursos de Panificação e Confeitaria, e Eletricista de Baixa Tensão. Essa iniciativa, fruto da parceria entre a Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e a empresa New Life, não apenas proporcionou a esses indivíduos uma oportunidade de aprendizado, mas também abriu portas para uma nova vida após o cumprimento de suas penas.

Durante três dias intensivos de treinamento, os custodiados se dedicaram aos cursos, que culminaram em certificações de 160 horas. Além do conhecimento adquirido, a participação ativa nesses programas também resultou na remição da pena pelo estudo, um passo vital na jornada de reintegração social.

A cerimônia de formatura foi marcada pela presença do gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso, Dilson Junior, que enfatizou a importância fundamental dessas oportunidades de aprendizado. Ele ressaltou que a educação, tanto formal quanto profissionalizante, desempenha um papel vital na preparação dos custodiados para uma vida digna e produtiva após a prisão. "Sempre tive essa visão de que o trabalho e a educação profissionalizante conseguem abarcar essas duas políticas cruciais: trabalho e educação", afirmou Dilson Junior.

O chefe da Unidade Penal Regional de Palmas, Maxsuel Mesquita, também expressou a relevância da remição no contexto do cárcere. Ele destacou que a remição desempenha um papel crucial no sistema prisional, oferecendo aos detentos a oportunidade de reduzir suas penas por meio do estudo e do trabalho, facilitando assim sua reintegração na sociedade. "Em última análise, a remição e os cursos profissionalizantes contribuem não apenas para o benefício dos custodiados, mas também para toda a sociedade, promovendo uma redução da criminalidade e apoiando a reintegração bem-sucedida dos indivíduos", completou Maxsuel Mesquita.

Essa iniciativa não apenas oferece esperança aos custodiados, mas também destaca o compromisso contínuo das autoridades em promover a justiça, a educação e a oportunidade para todos, independentemente das circunstâncias. Que essas histórias de superação inspirem a todos nós a acreditar no poder da transformação através do aprendizado e da oportunidade.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias