Tocantinópolis/TO

Polícia Civil Fecha o Ano De 2023 Com Resultados Históricos No Combate à Criminalidade Em Palmas

Data do post: 26/12/2023 23:05:17   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoO ano de 2023 foi marcado por desafios significativos na segurança pública de Palmas, capital do Tocantins. No primeiro semestre, a cidade enfrentou um aumento expressivo nos casos de homicídios, saindo de 30 ocorrências de janeiro a junho de 2022 para 89 no mesmo período deste ano. No entanto, a atuação incansável da Polícia Civil, em especial da 1ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP - Palmas), resultou em números impressionantes ao longo do ano.

A DHPP instaurou 167 inquéritos em 2023, dos quais concluiu 128, sendo 91 deles com autoria definida. Além disso, foram realizados 125 indiciamentos e efetuadas 90 prisões pela divisão. Esses resultados exemplificam o empenho da equipe, que, diante do desafio, não mediu esforços para frear o avanço da criminalidade.

O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, ressaltou a importância da parceria entre as forças de segurança e destacou que os resultados alcançados demonstram que a sociedade tocantinense pode contar com essas instituições para a manutenção de uma cultura de paz.

O delegado titular da DHPP - Palmas, Guilherme Torres, enfatizou o ano desafiador, mas destacou que o diferencial foi o empenho da equipe. Cada prisão representava um quebra-cabeça sendo montado, com diligências necessárias para esclarecer cada caso e fornecer respostas às famílias das vítimas e à sociedade. Ao final do ano, a sensação era de dever cumprido.

O aumento nos homicídios foi atribuído à disputa de poder entre duas organizações criminosas de alcance nacional, responsáveis por 70% dos casos investigados. Carlos Augusto Silva Fraga, conhecido como Dad Charada, expulso de uma organização paulista, foi cooptado por Luxúria, líder de uma facção carioca no Tocantins, para eliminar lideranças da organização rival. A Operação Gotham City resultou na prisão de Dad Charada em julho, desencadeando uma queda vertiginosa nos índices de homicídios na capital.

Luxúria, por sua vez, foi preso pelo Bope/PM-MT em razão de seu envolvimento em um assalto no Pará. Transferido para o Tocantins, cumpriu mandados de prisão relacionados a homicídios ocorridos no ano, onde é apontado como mandante.

Dentre as 90 prisões efetuadas pela DHPP, destacam-se aquelas relacionadas ao homicídio do empresário Nilton Alcântara Neves, ocorrido em janeiro de 2022. Após investigações minuciosas, os autores foram identificados e presos no Mato Grosso.

Os desafios enfrentados pela DHPP em 2023 foram imensos, mas a dedicação da equipe resultou em uma resposta eficaz à criminalidade. Em casos complexos, como o assassinato do professor Carlos Henrique de Sousa Luz, a rápida atuação da Polícia Civil foi fundamental para a prisão do autor, proporcionando à população de Palmas a certeza de que a justiça estava sendo feita.

Ao fechar o ano com números históricos de prisões, inquéritos concluídos e indiciamentos, a Polícia Civil de Palmas reafirma seu compromisso com a segurança da sociedade tocantinense e destaca a importância da cooperação entre as forças de segurança na manutenção da ordem e da paz.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias