Tocantinópolis/TO

Polícia Civil Do Tocantins Anuncia Resultados Expressivos Em 2023 No Combate Ao Crime Organizado

Data do post: 28/12/2023 15:42:22   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoAo longo do ano de 2023, a 1ª Divisão Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deic) Palmas, da Polícia Civil do Tocantins, desempenhou um papel crucial no enfrentamento à criminalidade, destacando-se em diversas operações que resultaram em prisões, desmantelamento de organizações criminosas e apreensões significativas.

Entre as operações de destaque, a Deic Palmas participou ativamente da operação IL Padrino, uma ação conjunta com a Polícia Civil do Distrito Federal e de outros estados, como Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins. Com o apoio de órgãos federais e estaduais, a operação envolveu cerca de 300 policiais e teve como alvo o combate ao tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e desarticulação de uma organização criminosa de abrangência nacional.

Os resultados foram expressivos, com a identificação e prisão de membros dessa organização criminosa, inclusive no Tocantins. A operação IL Padrino demonstrou a alta hierarquização e capitalização desse grupo, evidenciando sua atuação em diversos estados da federação.

Outra operação de relevância foi a Pentágono, resultado da colaboração entre a Polícia Civil do Tocantins e a Polícia Judiciária Civil do Mato Grosso. Essa ação teve como foco um grupo criminoso que tentou roubar, com o uso de explosivos, a caixa-forte de uma transportadora de valores em Confresa/MT. A Deic Palmas participou ativamente, realizando prisões em diferentes cidades do Estado e entregando armamento de grosso calibre à Polícia Civil do Mato Grosso, apreendido durante a operação Canguçu.

A Polícia Civil do Tocantins também contribuiu na operação Sarmat, em apoio à Polícia Civil do Ceará. A segunda fase da operação, realizada em novembro de 2023, teve como alvo um grupo criminoso do Rio de Janeiro envolvido no tráfico de drogas. Com a participação de diversas forças de segurança, foram cumpridos mandados de busca, apreensão e sequestro de bens, resultando no bloqueio de aproximadamente R$ 9 milhões em dinheiro e na apreensão de 17 veículos.

O delegado titular da 1ª Deic, Evaldo Gomes, destaca que em 2023 não foi registrado nenhum crime de roubo a instituições bancárias ou ocorrência de extorsão mediante sequestro no Estado do Tocantins. Ele ressalta o compromisso da Polícia Civil em promover a segurança, agindo em colaboração com outras forças de segurança para proteger os cidadãos tocantinenses.

O delegado titular da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), Afonso José Azevedo de Lyra Filho, destaca a importância das ações integradas da 1ª Deic para garantir a segurança da população. Em 2023, as equipes atuaram em estreita harmonia com as demais polícias do Brasil, resultando na localização e prisão de foragidos da justiça, apreensão de bens e no enfraquecimento do crime organizado, proporcionando mais paz e tranquilidade para toda a população do Tocantins.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias