Tocantinópolis/TO

Protegendo a Vida Selvagem: Seis Anos De Dedicação No Centro De Fauna Do Tocantins

Data do post: 15/01/2024 08:44:49   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoHá seis anos, o Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), sob a gestão do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), tornou-se uma peça fundamental na proteção e reabilitação da fauna silvestre em situações de risco. Graças à administração dedicada do órgão ambiental e ao comprometimento dos profissionais que atuam no Cefau, animais provenientes de apreensões de tráfico, criação ilegal, entrega voluntária, vítimas de maus-tratos e atropelamentos recebem atendimento, assegurando não apenas a sobrevivência, mas também sua readaptação e reintrodução ao meio ambiente.

Diversas espécies de aves silvestres, mamíferos e répteis encontram abrigo no Cefau, cuja fachada foi recentemente revitalizada pela talentosa artista plástica Ludmilla Weber de Oliveira, que retratou animais do bioma Cerrado em belas pinturas de grafite.

O zootecnista Daniel Albernaz, integrante da equipe multiprofissional do Cefau desde sua implantação em 2017, destaca o progresso notável do centro ao longo dos anos. "Ano após ano, observo o contínuo crescimento do Cefau. Isso é resultado do empenho de todos que trabalham aqui com dedicação aos animais. Sinto uma realização imensa em poder contribuir e oferecer oportunidade de sobrevivência aos animais", enfatiza.

A equipe multiprofissional do Cefau, composta por zootecnistas, veterinários, biólogos, tratadores e estagiários de medicina veterinária, dedica-se incansavelmente aos animais que chegam debilitados, demandando cuidados especiais, como destaca a coordenadora do Cefau, Samara Almeida.

Desde a sua operacionalização em agosto de 2017, o Cefau, regulamentado pela Portaria/Naturatins nº158, de 06/06/2019, tem desempenhado um papel crucial na proteção da fauna silvestre. O centro, que ocupa uma área de aproximadamente sete hectares, acolhe atualmente 160 animais, sendo o único órgão estadual com um centro de triagem regularizado.

O Naturatins, por meio do Cefau, busca o acolhimento de animais entregues voluntariamente, apreendidos ou resgatados por instituições como a Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Guarda Metropolitana. Incêndios florestais, tráfico, desmatamento e atropelamentos são fatores que colocam em risco a sobrevivência da fauna silvestre.

Os animais que chegam ao Cefau passam por uma avaliação criteriosa realizada por profissionais especializados, conforme destaca a coordenadora Samara Almeida. Depois, são encaminhados para o destino mais adequado, recebendo cuidados personalizados, desde exames clínicos e/ou laboratoriais até cirurgias e fisioterapias.

Após a recuperação, os animais iniciam um processo de reabilitação para se adaptarem à vida livre, sendo posteriormente reintroduzidos ao seu habitat natural. Para facilitar esse processo, os animais recebem identificações, como anilhas para aves e microchips ou brincos de marcação para mamíferos.

Visando fortalecer os cuidados com os animais silvestres, o Naturatins estabeleceu acordos de cooperação técnica com instituições como o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) desde junho de 2023, e o Centro Universitário Católica do Tocantins (Unicatólica) desde 2021. Essas parcerias envolvem a utilização de estruturas hospitalares, procedimentos cirúrgicos, exames clínicos e radiografias, garantindo uma abordagem abrangente para garantir a sobrevivência da fauna e a preservação do ecossistema como um todo.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias