Tocantinópolis/TO

Tech Inclusão: UFT Oferece Curso Gratuito Para Jovens de 16 a 29 Anos na Área de Tecnologia

Data do post: 23/03/2024 20:38:22   Imprimir  -  Compartilhar

Divulgação TechinclusãoO projeto "TECHINCLUSÃO: CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA PARA A TRANSFORMAÇÃO PROFISSIONAL DO TOCANTINS", desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, está abrindo portas para jovens de 16 a 29 anos no estado do Tocantins. Este programa oferece uma oportunidade única para a qualificação profissional, preparando os participantes para concorrer a vagas no mercado de trabalho na área de tecnologia.

 Coordenado por Dandara Barbosa e Gisele Burjack, o projeto TechInclusão faz parte do renomado Programa Manuel Querino de Qualificação Profissional (PMQ), do Ministério do Trabalho e Emprego. Seu objetivo é proporcionar capacitação técnica em Tecnologia da Informação para jovens em situação de vulnerabilidade social, incluindo mulheres, pessoas negras, povos originários, estudantes da EJA, jovens em ressocialização cumprindo penas curtas ou medidas alternativas do sistema prisional, pessoas com deficiência (PCD) e outros grupos.

 Os participantes terão acesso a cursos de criação de sites, programação web e desenvolvimento mobile, além de receberem uma bolsa-auxílio para apoiar sua participação no programa. As aulas presenciais, com carga horária de 240 horas, serão ministradas por coordenadores nas cidades de Palmas (Capital), Tocantínia, Porto Nacional, Dianópolis e Arraias, abrangendo assim as regiões Central e Sudeste do estado.

 Os interessados em participar podem realizar a pré-inscrição por meio do formulário disponível no link: https://encurtador.com.br/gmq59. Após a pré-inscrição, o edital será divulgado no site da UFT, onde serão disponibilizadas as vagas para as inscrições oficiais. Para acompanhar todas as etapas e informações do projeto, basta acessar a rede oficial @techinclusao.to.

 Segundo George França, coordenador do TechInclusão, este projeto é de grande importância para suprir a crescente demanda por profissionais qualificados na área de tecnologia no estado do Tocantins. Além de capacitar os participantes, o programa visa à inserção e permanência desses jovens no mercado de trabalho, promovendo a diversidade, inclusão de populações vulneráveis e combatendo a discriminação.

Com uma meta de atender 1400 jovens em situações desafiadoras no Tocantins, como LGBTQIA+, quilombolas, indígenas, mulheres, negros e PCDs, o TechInclusão oferece uma bolsa-auxílio para garantir a participação e permanência dos estudantes na capacitação. Esta iniciativa representa um passo significativo na construção de um mercado de trabalho mais inclusivo e diversificado, contribuindo para o desenvolvimento profissional e social dos jovens no estado.

Fonte: UFT

Veja também
Todas as Notícias