Tocantinópolis/TO

Antecipação Da Declaração De Animais: Medida Estratégica Para Produtores Do Tocantins

Data do post: 17/04/2024 23:54:48   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoA partir do próximo dia 22 de abril, produtores rurais do Tocantins que têm planos de levar seus animais para leilões ou abate no início de maio estarão habilitados a realizar a antecipação da declaração obrigatória de informações pecuárias. Essa medida, anunciada pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), visa manter o controle sanitário dos rebanhos, visando não apenas a saúde dos animais, mas também a abertura de novos mercados para os produtores do estado.

Segundo João Eduardo Pires, responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, a antecipação da declaração se mostra crucial, uma vez que a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) a partir do dia 1º de maio estará condicionada à realização prévia desta declaração. Essa medida preventiva visa evitar transtornos e prejuízos econômicos para os produtores que estarão envolvidos nas atividades de leilão e abate no início do próximo mês.

A campanha estadual de declaração para os demais públicos terá início no dia 1º de maio e se estenderá até 31 de maio, com a expectativa de mais de 115 mil declarações de explorações pecuárias. Paulo Lima, presidente da Adapec, destaca a importância da atualização constante das informações pecuárias para o sistema de defesa sanitária do estado. Ele ressalta que essa atualização é fundamental para o controle e prevenção de doenças, e convoca todos os produtores rurais a cumprirem com suas responsabilidades nesse sentido.

Para efetuar a declaração de informações pecuárias, o produtor deve dirigir-se a um dos escritórios da Adapec e preencher o formulário correspondente. É crucial lembrar que a não realização dessa declaração acarretará em multa no valor de R$ 127,69 por propriedade, além do bloqueio da ficha de movimentação até a regularização da situação.

Além das medidas relacionadas à declaração de animais, a Adapec está empenhada em garantir a vigilância sanitária no campo. Com a retirada da vacina contra a febre aftosa, está em curso no Tocantins um estudo soroepidemiológico para verificar a ausência de circulação viral da doença. Esse estudo envolve 1.171 animais de 53 propriedades rurais em 40 municípios tocantinenses.

Os números da última campanha são expressivos: foram contabilizadas 115.924 declarações de explorações pecuárias, representando um índice de 96,1%. O rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos) alcançou a marca de 11.324.395 cabeças. Outras espécies também foram registradas, incluindo 191.430 suínos, 89.459 ovinos, 9.830 caprinos, 192.408 equídeos e 1.889.710 aves de subsistência.

Diante desses números e das medidas adotadas pela Adapec, fica evidente o compromisso do estado do Tocantins com a sanidade animal e a qualidade dos produtos agropecuários, visando sempre o bem-estar dos animais e a excelência na produção.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também
Todas as Notícias