• Twitter
  • Facebook
  • Youtube

TOCNOTÍCIAS

Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!

Exposição "Somos Raimundas" Retrata a Força Das Quebradeiras De Coco No Bico Do Papagaio

Data do post: 04/11/2024 21:09:14   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoNesta terça-feira, 5, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), em Palmas, recebe a abertura da exposição fotográfica "Somos Raimundas", contemplada no edital Artes Tocantins da Lei Paulo Gustavo. A mostra, que teve um aporte de R$ 30 mil, celebra a força e o protagonismo da mulher do campo, com destaque para as quebradeiras de coco babaçu do Bico do Papagaio, no norte do estado. A exposição é classificada na categoria Linguagens Artísticas - Artes Visuais e busca dar voz e visibilidade a essas mulheres através da arte.

Com cerca de 20 fotografias, todas produzidas pela fotojornalista Loise Maria, a exposição revela a jornada dessas mulheres ao longo de dez anos de registros em visitas e pesquisas para seus estudos de pós-graduação. As imagens capturam a importância das quebradeiras na conservação do coco e a rica tradição que envolve a quebra do babaçu, trazendo ao público os desafios, lutas e conquistas dessas tocantinenses. "Os retratos expõem as especificidades das mulheres rurais, que são tão batalhadoras e têm uma ligação especial com a terra e o coco babaçu. Essa exposição vem para valorizar e fomentar esse protagonismo feminino também na área rural”, destaca Loise.

A exposição é também uma homenagem a Dona Raimunda, uma importante liderança das quebradeiras de coco na região, falecida, mas cuja luta inspira tantas outras. “Sabemos que há muitas outras Raimundas na mesma região, que também lutam arduamente por melhores condições de vida, de trabalho e, principalmente, de sobrevivência", completa a diretora-geral da mostra.

Washington Luiz, produtor executivo do projeto, comenta que "Somos Raimundas" vai além da celebração cultural. A exposição busca sensibilizar o público sobre a importância da atividade das quebradeiras de coco para a preservação ambiental e a cultura local. "A exposição não apenas celebra a rica cultura das quebradeiras, mas também destaca a importância de apoiar e proteger essas mulheres e seus meios de subsistência", afirma Washington.

Durante o evento de lançamento, haverá apresentações culturais e depoimentos das quebradeiras, que estarão presentes para compartilhar suas histórias e vender produtos típicos. A programação inclui vídeos com relatos dessas mulheres, além de um espaço para comercialização de itens derivados do coco babaçu. Em uma ação inclusiva, a exposição também foi planejada para receber grupos de instituições que trabalham com acessibilidade e inclusão, coletivos culturais e associações comunitárias. O espaço conta com rampas, cadeiras de rodas e materiais acessíveis, garantindo que todos possam apreciar a mostra.

Sobre a Proponente

Loise Maria e Silva é uma apaixonada pela cultura das comunidades rurais, incluindo indígenas, quilombolas e mulheres do campo. Com formação em Fotografia pela Ulbra e em Assistência Social pela Unitins, além de uma especialização em Política Social e Direitos Humanos, Loise acumulou experiência como repórter fotográfica da Defensoria Pública do Tocantins por 12 anos. Hoje, atua como fotojornalista no Governo do Tocantins, dedicando seu olhar e talento para registrar a vida e as lutas das comunidades rurais do estado.

"Somos Raimundas" é uma mostra que convida o público a conhecer a realidade das quebradeiras de coco, mulheres que, com força e determinação, preservam a cultura e sustentam suas famílias. A exposição permanece aberta no hall da Aleto, com entrada gratuita, para todos que desejam prestigiar essas verdadeiras guardiãs da tradição.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também