• Twitter
  • Facebook
  • Youtube

TOCNOTÍCIAS

Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!

Polícia Militar Do Tocantins Garante Segurança e Apoio Logístico Na Primeira Etapa Do Enem 2024

Data do post: 04/11/2024 21:17:50   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoNo último domingo, 03 de novembro, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) atuou na segurança e apoio logístico da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que foi realizada em 97 locais distribuídos por 31 municípios do estado. A segunda fase do exame está programada para ocorrer no próximo domingo, 10 de novembr

A operação contou com o trabalho de 145 policiais militares e o uso de 64 viaturas, mobilizadas desde o dia 02 de novembro. Nesse dia, equipes da PMTO escoltaram os Correios no transporte dos malotes de provas de Palmas para sete cidades-polo, onde foram armazenados nas Unidades Policiais Militares (UPMs): 2° BPM em Araguaína, 4° BPM em Gurupi, 7° BPM em Guaraí, 9° BPM em Araguatins, 10° BPM em Arraias, 11° BPM em Dianópolis e 8° CIPM em Palmeirópolis.

No domingo, às 6h, começou a distribuição das provas para as cidades próximas aos polos, e às 09h43 todos os locais de aplicação já haviam recebido os malotes, tornando Tocantins o quarto estado mais rápido na entrega. Em Palmas, o 1° BPM, com o apoio de policiais do Quartel do Comando-Geral, assegurou o suporte necessário em todas as etapas.

Os portões foram abertos para os candidatos ao meio-dia, fechando às 13h e dando início ao exame às 13h30. A maioria dos locais finalizou a prova às 19h, mas houve tempo adicional para candidatos PCD, estendendo o término para as 21h. A escolta para o retorno das provas às cidades-polo iniciou por volta das 23h, e, na manhã seguinte, às 7h, os malotes foram entregues à Central dos Correios em Palmas, concluindo com sucesso a primeira etapa.

Para a segunda etapa, prevista para os dias 09 a 11 de novembro, a PMTO adotará o mesmo esquema de segurança e logística, assegurando a integridade do processo. O Enem, segundo o Inep, é o segundo maior exame de admissão ao ensino superior no mundo. No Tocantins, a operação é realizada em parceria com a Polícia Civil, Polícia Federal, Inep, Detran, Cebraspe, Energisa e ATTM, integrados no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE).

O comando da PMTO avaliou positivamente o balanço da operação. O único incidente registrado foi uma prisão em flagrante no IFTO de Porto Nacional, por uso de celular no banheiro feminino, caracterizando estelionato. O Comandante-Geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa, agradeceu o empenho dos policiais e das forças de segurança envolvidas:

"Quero expressar meu sincero agradecimento e reconhecimento ao empenho dos policiais militares e de todas as forças de segurança que participaram da operação de segurança e escolta do Enem 2024. A colaboração entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e demais parceiros foi essencial para assegurar uma operação eficiente e tranquila em todas as etapas. Essa integração reforça nosso compromisso conjunto com a segurança e a confiança da sociedade tocantinense. Parabenizo a todos pelo profissionalismo e dedicação, que foram fundamentais para o sucesso desta primeira etapa do exame."

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também