Consórcio Estreito Energia (CESTE) realizará um rebaixamento preventivo no reservatório da Usina Hidrelétrica de Estreito a partir do dia 18/11/2024.
Segundo o comunicado emitido pelo consórcio, o objetivo principal é otimizar o volume do reservatório, preparando-o para o aumento das vazões afluentes previsto para os próximos dias. Essa medida é fundamental para garantir a segurança e o bom funcionamento da usina, além de contribuir para a regularização do nível do rio Tocantins.
Quais os cuidados que devemos ter?
Variações no nível da água: É importante ficar atento às oscilações no nível da água do reservatório e do rio Tocantins a jusante da UHE Estreito.
Segurança: Recomendamos que todos evitem realizar atividades nas proximidades do reservatório durante o período de rebaixamento.
É seguro?
Sim, o procedimento será realizado de acordo com todas as normas técnicas e regulamentações estabelecidas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Agência Nacional de Águas (ANA) e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
O que o CESTE está fazendo?
O CESTE está comprometido em manter a comunidade informada e segura. Por isso, reforçamos nosso compromisso com a ética e a transparência, e colocamo-nos à disposição para quaisquer dúvidas.
Onde encontrar mais informações?
Para mais informações, entre em contato com o CESTE através dos canais de atendimento ou consulte o site do consórcio.
Confira abaixo, a nota emitida na íntegra:
COMUNICADO
O Consórcio Estreito Energia - CESTE comunica que a partir do dia 18/11/2024 será necessário realizar o rebaixamento preventivo no reservatório, buscando otimizar o seu volume, preparando o lago da UHE Estreito para o aumento das vazões afluentes prevista para os próximos dias.
Assim, alertamos a todos que fiquem atentos as variações do nível da água do reservatório e também, o nível do rio Tocantins a jusante da UHE Estreito.
Reforçamos que o procedimento estabelecido atenderá todas as regras e limites de operação, segundo as determinações legais e regulamentares, bem como as normas técnicas do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Em respeito aos seus Valores Organizacionais, o CESTE se coloca à disposição da comunidade e reafirma seus compromissos de agir com Ética e comunicar-se com Transparência.
CESTE
Consórcio Estreito Energia
Usina Hidrelétrica Estreito