Um homem de 34 anos, aontado como um dos principais líderes do tráfico de drogas no Tocantins, foi preso neste sábado (16), em Ananindeua, no Pará, durante uma operação policial. O suspeito, que estava foragido da Justiça, é investigado por crimes como lavagem de dinheiro, organização criminosa e roubo a bancos.
De acordo com a Polícia Civil, o homem, que não teve o nome divulgado, se apresentava como corretor de veículos e utilizava documentos falsos para se esconder. Ele levava uma vida de luxo nos estados do Tocantins, Pará e Maranhão, financiada por meios ilícitos, enquanto expandia suas atividades criminosas.
A operação policial cumpriu quatro mandados de prisão preventiva e resultou ainda na prisão de outras duas pessoas, acusadas de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Durante a ação, foram apreendidos sete quilos de cocaína, três veículos importados, incluindo uma caminhonete de luxo, além de armas, munições e celulares.
O delegado Antonio Onofre Oliveira, responsável pela investigação, destacou que o suspeito utilizava métodos sofisticados para lavar dinheiro e manter uma vida de ostentação. Ele também é acusado de desafiar as autoridades com sua atuação no crime organizado.
Além das prisões, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Ananindeua (PA) e São José do Ribamar (MA), com o apoio das Polícias Civis desses estados. O acusado foi conduzido à sede da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DENARC) em Belém (PA), onde permanece à disposição da Justiça. A decisão sobre seu recambiamento ao Tocantins será tomada nos próximos dias.
A operação representa mais um passo significativo no combate ao crime organizado, reforçando o compromisso das forças de segurança em desarticular redes criminosas e trazer mais segurança para a população.