O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) informa que a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) decidiu estender o prazo para candidatos que iniciaram o processo de obtenção da primeira habilitação a partir de 18 de junho de 2020 e cujo prazo expirou em 31 de dezembro de 2024. Esses candidatos terão até o dia 31 de março deste ano para concluir o processo.
Inicialmente, a prorrogação estava limitada a algumas associações de autoescolas em estados específicos. No entanto, com a nova decisão, a medida passa a valer em âmbito nacional, beneficiando milhares de candidatos em todo o país, incluindo 967 processos identificados no Tocantins.
Para se enquadrar na prorrogação, é necessário:
- Ter iniciado o processo de habilitação a partir de 18 de junho de 2020.
- Ter concluído a carga horária obrigatória das aulas práticas até 31 de dezembro de 2024.
- Estar pendente apenas da realização da prova prática de direção.
Os candidatos que se encontram nessa situação devem:
1. Procurar o Centro de Formação de Condutores (CFC) onde iniciaram o processo ou entrar em contato diretamente com o Detran-TO.
2. Agendar a prova prática de direção para finalizar o processo.
A prova teórica, caso ainda seja necessária, é gratuita. Já para quem precisa realizar o reteste prático, é necessário pagar a taxa de R$ 44,25.
O Detran-TO reforça a importância de os candidatos aproveitarem essa oportunidade para concluir o processo de habilitação dentro do novo prazo estabelecido. Não deixe para a última hora!