A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) intensificou o policiamento no norte do Estado durante a 2ª etapa da Operação Cidade Blindada, realizada entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro em Araguaína e região. Durante a operação, 799 pessoas foram abordadas, resultando na prisão de 14 suspeitos por diversos crimes, lavratura de quatro Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e 104 autos de infração de trânsito. Também houve apreensão de entorpecentes.
Sob a coordenação do subcomandante do Comando Regional de Policiamento - 2ª Região (CRP-2), Tenente-Coronel Abner Martins, e do comandante do 2º Batalhão da PM (2º BPM), Tenente-Coronel Valdeonne Dias da Silva, a operação teve como foco coibir a criminalidade e garantir a segurança da população.
A Operação Cidade Blindada 2 contou com o efetivo administrativo e operacional do 2º BPM, além do reforço de unidades especializadas do Comando de Policiamento Especializado (CPE), enviadas pelo comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio de Barbosa. Participaram da ação:
- Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE);
- Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED);
- Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA);
- Grupamento Aéreo (GRAER);
- Batalhão de Polícia Militar de Choque (BPCHOQUE), incluindo ROTAM e GOC;
- Equipes da Força Tática e Patrulha Rural do CRP-1 e CRP-2.
Durante a operação, as equipes intensificaram as ações de policiamento ostensivo, com abordagens e bloqueios estratégicos em rodovias estaduais e no perímetro urbano, priorizando áreas indicadas pela mancha criminal em Araguaína.
O subcomandante do CRP-2, Tenente-Coronel Abner Martins, avaliou a operação como positiva e destacou a importância da mobilização das forças de segurança. “A operação foi eficaz e trouxe à região a garantia de que as forças de segurança pública estão mobilizadas no intuito de garantir a tranquilidade social e coibir ilícitos”, afirmou.
A Operação Cidade Blindada segue sendo uma estratégia fundamental da PMTO no combate à criminalidade, demonstrando o compromisso com a segurança e o bem-estar da população tocantinense.