• Twitter
  • Facebook
  • Youtube

TOCNOTÍCIAS

Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!

Adapec Realiza Monitoramento Sorológico De Peste Suína Clássica Em 55 Municípios Do Tocantins

Data do post: 05/02/2025 11:11:44   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoA Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) está conduzindo, em 55 municípios do Estado, o monitoramento sorológico de Peste Suína Clássica (PSC) no rebanho de suínos. A ação abrange tanto a criação comercial local quanto as propriedades tecnificadas e faz parte do Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos.

Segundo o gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocádio, o monitoramento teve início em janeiro e continuará até junho. "Foram selecionadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) 85 propriedades entre granjas comerciais e criações de subsistência para esta análise. Nossos trabalhos já iniciaram e, à medida que o material é coletado em campo, ele é encaminhado para o serviço de triagem da Adapec e, posteriormente, enviado para um laboratório credenciado pelo Mapa," explicou.

O monitoramento é essencial para que o Tocantins mantenha seu status internacional de zona livre da PSC, garantindo a segurança sanitária do rebanho e possibilitando a exportação da carne suína. "O papel da Adapec é assegurar a defesa agropecuária do Estado, cumprindo todos os protocolos de sanidade animal. Dessa forma, garantimos que o Tocantins permaneça livre da PSC e continue apto para exportar carne suína para outros países," destacou o presidente da Adapec, Paulo Lima.

As propriedades selecionadas, conforme os critérios estabelecidos pelo Mapa, passarão por coletas que variam entre cinco e 20 animais, dependendo do tamanho do rebanho. Atualmente, o Tocantins conta com 19.131 propriedades rurais que criam suínos, totalizando um rebanho de 191.084 animais. O monitoramento reforça o compromisso do Estado com a sanidade animal e a qualidade da produção agropecuária.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também