O corpo do jovem atleta Kalari Karajá, de 25 anos, foi encontrado neste domingo (16) no Rio Araguaia, na região da Ilha do Bananal. Segundo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Kalari foi visto pela última vez no sábado (15), quando nadava no rio próximo à Aldeia Fontoura, localizada em São Félix do Araguaia (MT), na divisa com o Tocantins.
As buscas foram realizadas por indígenas da região, que encontraram o corpo do jovem. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e chegou ao local na tarde deste domingo. Conforme informado pela Funai, a unidade mais próxima da corporação fica a 510 km de distância da aldeia, o que dificulta a resposta rápida em casos de emergência.
Kalari Karajá desapareceu na tarde do sábado (15), enquanto nadava no rio. De acordo com a Funai, ele entrou na água e, momentos depois, não foi mais visto.
O jovem era um atleta reconhecido entre seu povo, dedicando-se desde os 12 anos à prática de Ijesu, uma luta corporal tradicional dos Karajá. Ao longo dos anos, ele conquistou diversos campeonatos da modalidade, tornando-se uma referência para sua comunidade.