A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) divulgou nesta segunda-feira, 24, um relatório que aponta um avanço expressivo na cobertura vacinal contra a raiva dos herbívoros no Tocantins. Em 2024, houve um crescimento de 38,1% no número de bovídeos imunizados em relação ao ano anterior, totalizando 5.339.515 animais vacinados. O número de equídeos vacinados também cresceu significativamente, atingindo 72.367 animais, um aumento de 466% em relação a 2023.
Os dados mostram que 45,66% do rebanho total de bovídeos do estado receberam o imunizante. Para o presidente da Adapec, Paulo Lima, esse resultado é extremamente positivo. “O resultado é muito positivo para o controle da raiva dos herbívoros e comprova que o trabalho realizado pela Adapec no monitoramento de abrigos, atendimento às notificações dos produtores e as ações de educação sanitária, aliado ao compromisso dos produtores rurais, refletem na garantia da saúde pública e no crescimento da economia,” destaca.
O município de Araguaína, localizado na região norte do estado, liderou a aplicação de vacinas contra a raiva, totalizando 797.590 doses, um aumento de 162,17% em relação a 2023. Em seguida, Miranorte aparece com 250.055 doses aplicadas, e Araguaçu ocupa o terceiro lugar, com 184.584 doses.
Em termos proporcionais, Pium se destacou com o maior crescimento no índice de vacinação, saindo de 6.225 doses aplicadas em 2023 para 80.185 em 2024, um aumento expressivo de 1.188,11%.
Para reforçar o controle da raiva dos herbívoros, a Adapec executa diversas ações preventivas, como vigilâncias ativas, monitoramento de abrigos de morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus (principal transmissor da doença) e orientação aos produtores rurais.
Em 2023, as equipes de prevenção e controle da raiva da Adapec atenderam diretamente 800 produtores rurais e orientaram 1.264 pessoas. Além disso, foram realizadas 387 ações de captura para controle populacional de morcegos hematófagos, monitorados 367 abrigos e capturados 1.560 morcegos dessa espécie. Também foram promovidas 2,9 mil vigilâncias ativas em todo o estado.
Raydleno Mateus Tavares, responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, reforça a importância da vacinação. “A vacina é a forma mais eficaz de controle da enfermidade. Por isso, orientamos os produtores rurais para que não deixem de vacinar seus animais. Embora a vacina não seja obrigatória, ela protege o rebanho contra essa zoonose, que pode ser transmitida do animal para o homem, e evita prejuízos econômicos,” alerta.
A Adapec recomenda que todos os produtores vacinem anualmente seus animais a partir de três meses de idade. Para garantir uma imunização efetiva, os primovacinados devem receber uma dose de reforço após 30 dias.
Entre os dias 21 e 28 de fevereiro, duas equipes de prevenção e controle da raiva da Adapec estão percorrendo os municípios de Palmas, Aparecida do Rio Negro, São Félix, Mateiros, Dianópolis, Novo Jardim, Paranã e Conceição do Tocantins. O objetivo é atender às demandas dos produtores rurais e monitorar os abrigos de morcegos hematófagos, reforçando o compromisso com a saúde animal e pública no estado.