• Twitter
  • Facebook
  • Youtube

TOCNOTÍCIAS

Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!

Naturatins Intensifica Fiscalização Na Reta Final Da Piracema e Apreende Materiais De Pesca Predatória

Data do post: 25/02/2025 12:52:08   Imprimir  -  Compartilhar

DivulgaçãoCom o período da Piracema chegando ao fim no próximo dia 28 de fevereiro, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) intensificou suas ações de fiscalização contra a pesca predatória no estado. Entre os dias 18 e 24 de fevereiro, uma operação realizada nas regiões do Bico do Papagaio e do sul do Tocantins resultou na apreensão de aproximadamente 5,6 mil metros de redes de emalhar, 700 metros de espinhéis e cinco tarrafas.

O gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, ressaltou a importância do reforço na reta final da Piracema. “Reforçamos as nossas ações para garantir que a piracema encerre com o máximo de proteção possível às espécies. Esse período é crucial para a renovação dos estoques pesqueiros e nosso trabalho é assegurar que a legislação seja cumprida até o último dia”, afirmou.

Na região do Bico do Papagaio, a operação contou com duas embarcações para patrulhar cerca de 180 km do Rio Tocantins, na divisa com o Maranhão. As equipes percorreram os municípios de Tocantinópolis, Maurilândia, Itaguatins, São Miguel do Tocantins, Praia Norte, Sampaio, Carrasco Bonito e São Sebastião do Tocantins.

Além do patrulhamento fluvial, as ações também incluíram fiscalização terrestre em estradas vicinais e atividades educativas com comunidades locais, especialmente em pontos de grande movimentação de embarcações. O material apreendido foi encaminhado para a sede do escritório regional do Naturatins, em Araguatins.

No sul do estado, as fiscalizações se concentraram nos lagos Taboca, das Piranhas, Calumbi 1 e Calumbi 2, importantes ecossistemas abastecidos pelos rios Formoso e Javaés. Essas regiões são conhecidas como berçários naturais da fauna aquática e frequentemente sofrem com a ação da pesca predatória.

As operações do Naturatins têm como objetivo garantir a reprodução e conservação das espécies, contribuindo para o equilíbrio ecológico da região, que é um dos principais portais da Ilha do Bananal, considerada um dos maiores refúgios de biodiversidade do Tocantins.

Com o fim da Piracema se aproximando, o Naturatins segue alerta para coibir práticas ilegais e reforça a importância do cumprimento da legislação ambiental para a preservação dos recursos naturais do estado.

Fonte: Redação Tocnoticias

Veja também