Tocantinópolis/TO

Governo Do Tocantins Inicia 2023 Batendo Recorde e Realiza 690 Cirurgias Eletivas Em Janeiro

Data do post: 02/02/2023 13:26:50   Imprimir  -  Compartilhar

Governo do TocantinsEstado registra um aumento de 69% em relação a janeiro de 2022, quando foram realizados 408 procedimentos.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) divulgou nesta quinta-feira, 2, o balanço das cirurgias eletivas realizadas pelas unidades hospitalares geridas pela Pasta, pelos hospitais municipais e os particulares conveniados. Dados da Central Estadual de Regulação (CER) apontam que foram feitos 690 procedimentos eletivos, número 69% maior que o mesmo período de 2022, quando foram realizados 408.

Os procedimentos foram de 14 especialidades, com destaque para a cirurgia geral e ginecologia, que representam 33% e 29% do total, respectivamente. “O quantitativo maior que o ano passado mostra que nossos servidores seguem engajados no projeto de diminuir o tempo de espera das pessoas que ainda aguardam por uma cirurgia”, destaca o titular da SES-TO, Afonso Piva de Santana.

O gestor da Pasta acrescenta que para os próximos meses a meta é ampliar este número e fechar 2023 superando 2022, quando foram feitas mais de 10 mil cirurgias. "Dar uma resposta rápida e eficaz à população é uma determinação do governador Wanderlei Barbosa e com a ajuda da equipe extraordinária que temos na Saúde tocantinense, vamos conseguir!”, afirmou.

Morador de Porto Nacional, o paciente Nelson Costa realizou procedimento no Hospital Geral de Palmas (HGP) e destaca o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), tocantinense. “Esta é a segunda cirurgia que faço aqui em menos de um ano. Dessa vez eu só precisei esperar quatro meses e estou sendo bem atendido”.

Erilene Alves aguardava por uma cirurgia de histerectomia e foi acolhida pelo Hospital Regional de Alvorada. “Sou muito grata a Deus e ao Governo que organizou todo o hospital de Alvorada e consegui fazer minha cirurgia aqui na minha cidade. Tenho nem palavras para agradecer o tratamento que tenho recebido, em especial da doutora Daniele que foi um anjo”, afirmou.

Dados

Dados da CER apontam que em 2021 foram feitas 2.731 cirurgias e 10.617 em 2022. “O número contabilizado hoje é maior que o divulgado no final do ano, devido à atualização por parte dos municípios conveniados, que ainda não tinham conseguido inserir suas produções no sistema. Estamos trabalhando para que nos próximos meses todas as unidades estejam alinhadas e alimentando os dados em tempo real”, esclarece a superintendente de Políticas e Atenção à Saúde, Juliana Veloso.

Fonte: Governo do Tocantins

Veja também
Todas as Notícias