Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Festa Tradicional Karajá Será Registrada Por Equipe Do Governo Do Tocantins

Data do post: 15/03/2023 22:39:55  Imprimir

Governo do TocantinsSecretarias de Cultura, Turismo e Comunicação farão pesquisas e registro do Hetohoky na Aldeia Santa Isabel.

A Aldeia Karajá Santa Isabel do Morro, na Ilha do Bananal, está em festa. No próximo final de semana será realizado o Hetohoky, rito de passagem dos garotos dos povos Iny para a vida adulta. O Governo do Tocantins estará representado por equipes da Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo e Secretaria de Comunicação, que realizarão um trabalho interdisciplinar de pesquisa e registro de imagens.

“O desenvolvimento de ações de estímulo ao etnoturismo é uma demanda dos nossos povos ancestrais e uma missão assumida pela Superintendência de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos”, ressalta o secretário de Turismo Hercy Filho, enfatizando a riqueza cultural do povo Karajá e a beleza natural e preservada da Ilha do Bananal, que ano passado ganhou destaque internacional com a passagem do Rally Sertões.

Para o secretário de Cultura, Tião Pinheiro, todos os esforços voltados à preservação das tradições indígenas denotam um necessário compromisso de resgate com os povos do Estado. “Estaremos abertos ao diálogo para entendermos o processo de produção e comercialização visando a elaboração de projetos de apoio”, explica.

Povo Iny

Os Karajá (Karajá da Ilha ou Karajá do Sul) fazem parte do povo Iny (pronuncia-se Inã, que significa “nós”) que inclui também os Xambioá (Karajá do Norte) e os Javaé. Juntos, formam o maior povo indígena do Tocantins, com 6.123 pessoas, conforme o último levantamento.

A pintura corporal, os rituais e o artesanato são testemunhos vivos de sua cultura. A confecção das bonecas ritxokò conquistou o título de Patrimônio Cultural do Brasil em 2012, por reunir todo um processo de aprendizagem e modo de vida do povo Karajá.

O mesmo valor simbólico é ressaltado durante o Hetohoky (pronuncia-se Retorrokã, que significa Casa Grande), que marca a passagem dos meninos Diré (meninos que estão sendo iniciados) para a vida adulta em um grande ritual que envolve momentos de ensinamento, danças, lutas corporais, brincadeiras como a derrubada de mastro e a saída dos Aruanãs, seres mitológicos ligados às origens do povo Iny.

Fonte: Governo do Tocantins

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
Linda Liz
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.