Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Policia Federal Em Araguaína Cumpre 196 Mandatos Em 14 Estados Por Trafico Internacional De Drogas

Data do post: 26/04/2023 16:11:42  Imprimir

Redação TocnoticiasA Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira 26, a Operação 'Rota Caipira' visando reprimir o tráfico internacional de cocaína oriunda de países como Bolívia, Peru e Colômbia, com destino a estados do norte e nordeste brasileiros.

O tráfico é executado por uma organização criminosa especializada no transporte aéreo de droga com utilização de estruturas logísticas, localizadas principalmente nos Estados do Pará, Tocantins e Maranhão.

Para execução da operação foram mobilizados 400 Policiais Federais, servidores da Agência Nacional de Petróleo – ANP, da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, bem como equipes da Polícia Militar dos Estados do Tocantins, do Maranhão e do Piauí e equipe do grupamento aéreo da Polícia Militar do Tocantins.

A Operação Rota Caipira cumpre 195 medidas judiciais, sendo 28 mandados de prisão preventiva, 95 de busca e apreensão em 14 Estados da Federação, apreensão de 16 aeronaves, sequestro de 3 propriedades rurais e bloqueio de valores que pode totalizar 300 milhões de reais, dentre outras medidas judiciais expedidas pela 1º Vara Federal de Araguaína-TO.

Conforme a PF, as investigações se iniciaram em novembro de 2020 com a apreensão de 815kg de cocaína, na cidade de Tucumã (PA) pela Polícia Militar do Estado do Pará, após troca de informações com a Delegacia de Polícia Federal em Araguaína-TO.

O trabalho investigativo realizado pela Polícia Federal em Araguaína indica que a organização criminosa investigada adquiria cocaína de fornecedores localizados na Bolívia e Peru e realizava o transporte através de complexa estrutura aérea até pontos estratégicos localizados nos Estados do Pará, Tocantins e Maranhão, sendo as capitais nordestinas tais quais: São Luís-MA, Teresina-PI e Fortaleza-CE, a princípio, o destino final. No entanto, a investigação não descarta que a droga também tenha tido como destino países da Europa.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de associação, financiamento e tráfico internacional de drogas, organização criminosa internacional, lavagem de dinheiro praticada por organização criminosa, dentre outros crimes.

Apreensão

O empresário, identificado como César Trindade, é suspeito de atuar na lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de cocaína. Já o suspeito de chefiar o esquema é Paulo Márcio Ribeiro, que está preso desde novembro de 2020, quando ocorreu a apreensão de 815kg de cocaína, na cidade de Tucumã (PA), fato que deu origem à investigação conduzida pela Polícia Federal em Araguaína.

Agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao empresário, sendo um deles uma concessionária de veículos localizada na avenida Via Lago. Dezenas de carros de luxo e caminhonetes que estavam no local foram apreendidos e levados para a delegacia da PF em Araguaína.

Outro preso durante a operação, no Pará, é José Gomes Ferreira, conhecido como Zé Epifânio.

Ainda durante a operação, a PF apreendeu joias e maços de dinheiro escondidos dentro de um tambor na casa de um dos investigados, em Goiás.

Fonte: Redação Tocnoticias

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
RoyalFlush 300
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.