Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Agência De Metrologia Verifica Bombas De Combustível Em Operação Nacional Do Inmetro

Data do post: 08/05/2023 10:25:48  Imprimir

InmetroEm continuidade ao Plano Nacional de Vigilância de Mercado a ação orientadora e fiscalizatória teve como objetivo verificar se os instrumentos atendem aos requisitos legais.

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) realizou, durante a semana de 2 a 5 de maio, mais uma etapa do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, uma operação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O plano tem como objetivo coibir a comercialização irregular de produtos no mercado formal. No período, a fiscalização aconteceu em postos de combustível para a verificação das bombas medidoras.

Para tanto, durante os quatro dias de operação, a equipe técnica da área de Instrumentos da Agência de Metrologia visitou quatro postos de combustível em Palmas e aferiu 82 bombas medidoras. Na ação não foi identificada nenhuma irregularidade.

De acordo com a presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira, o “Plano Nacional de Vigilância de Mercado tem o caráter orientativo e visa harmonizar as relações de consumo”, pontua a gestora.

Bomba de Combustível tem que ter o Selo Subsequente do Inmetro

Ao visitar um posto de combustível, os agentes metrológicos da AEM verificam se os equipamentos estão identificados com lacres e com o Selo Subsequente do Inmetro, que assegura que está tudo dentro dos marcos regulatórios. É importante informar que o selo é sempre subsequente, ou seja, os estabelecimentos recebem a visita em 2023 e contam com a identificação no selo de 2024.

Durante a visita, todos os bicos de todas as bombas são verificados e realizados ensaios metrológicos nos três tipos de combustível: diesel, etanol e gasolina. Compete à Agência de Metrologia verificar as medidas de volume, ou seja, conferir se um litro de combustível tem o volume real de um litro, verificando assim se o valor a ser pago confere com o valor que está sendo entregue. Além disso, os técnicos metrológicos também observam o estado geral dos equipamentos das bombas medidoras. “Nas ações fiscalizatórias, a equipe técnica da Agência verifica as condições do instrumento e se existe algum tipo de vazamento que possa vir a colocar em risco tanto a estrutura do posto de combustível, como a vida da equipe de pessoas que trabalha no local, e ainda a comunidade ao redor do estabelecimento”, destaca a presidente da pasta.

Fonte: Inmetro

ATENÇÃO!
Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.
RoyalFlush 300
Linda Liz
2024 - TocNotícias - Todos os direito reservados.